Translate

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

AVALIAÇÃO 3º ANO.

Observe as fotos abaixo e comente sobre as atividades físicas praticadas em ambientes preservados.
 Questione-se sobre: Os benefícios que essas áreas e essas atividades trazem para o ambiente e para todos os seres que habitam nestes locais. Poste seu comentário com no mínimo 300 caracteres. Poste no final do comentário seu nome, série, turma e turno. Boa avaliação.

Um comentário:

  1. As práticas esportivas estão crescendo cada vez mais em todo o mundo. As pessoas estão valorizando o tempo disponível em atividades naturais, além da busca pelos esportes e lazer ao ar livre que cresce e o que gera novas expectativas que, por pressões da vida moderna, buscam a socialização através do bem estar físico. Com isso, a crescente expansão de práticas de lazer realizadas através da interação com a natureza vem ganhando adeptos a cada dia.

    Prática de Canoagem

    A canoagem é um esporte que oferece contato direto com a natureza, com preservação em rios e lagos. Ela também é muito calmante, pois permite que as pessoas na canoa parem apenas flutuar sobre a água e realizar muitas outras atividades que envolvem a natureza, tais como fotografia, observação de aves e pesca também. É uma atividade que não agride o meio ambiente de qualquer forma. Não há queima de combustível, pois o praticante se move ao longo de sua canoa e certamente não há emissão de substâncias nocivas para a atmosfera.

    Prática de Surf

    A profunda ligação entre o surfe e a preservação da natureza norteou a idealização de boas práticas em sustentabilidade do ecossistema.
    Por ser um esporte em que o praticante usa apenas uma simples prancha, mostra que não é agente causador de grande impacto ambiental, pois é usado apenas a força motora e a habilidade do praticante. Os surfistas se preocupam muito com o a limpeza do espaço em que está envolvida: mar e praia.

    Prática de Arborismo

    É uma atividade é muito utilizada no turismo de aventura, para lazer e recreação, e para estudos de fauna e flora das camadas mais altas da floresta.
    Há uma preocupação dos organizadores para a pratica não causar grande impacto ambiental. Recomenda-se preservar a natureza através de atitude simples como não retirar materiais (plantas, pedras, sementes...) da mata, não deixar lixo, não perturbar os animais, entre outras condutas pertinentes a atividade de ecoturismo.

    Prática de Caminhada

    Caminhada ecológica não é apenas andar no meio do mato. Trata-se de um esporte não competitivo, onde cada participante deve colaborar com o companheiro de aventura para que todos superem os obstáculos e possam atingir o objetivo da chegada. Exige ritmo, equilíbrio e passada regular, sempre devagar. A caminhada é a forma mais básica de aventura. A maioria dos aventureiros mais radicais, como os escaladores ou exploradores de cavernas começaram suas aventuras através da caminhada. Caminhadas ecológicas são extremamente seguras desde que sejam observadas as regras básicas de conduta. Manter um espírito de equipe, o respeito pela natureza e conhecer os seus limites como ser humano já são um bom começo. E durante os eventos todo o lixo produzido pelo grupo ou encontrado pelo caminho é recolhido e deverá retornar com os participantes. Nenhuma espécie mineral, animal ou vegetal deverá ser retirada. Admirar a natureza em seu próprio ambiente é o maior privilégio que temos.

    Prática de Mountain Biking

    O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.
    Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e autossuficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de autossuficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta. O biking é realizado, na maioria das vezes em trilhas e estradas preexistentes.
    As bikes não emitem poluentes pela queima de combustível e, ainda, a poluição sonora das bikes é nula. O Lixo em trilhas é mais comum em competições do que durante passeios, mas o impacto durante passeios é maior.

    Embora o objetivo deste trabalho tenha sido evidenciar os possíveis impactos ambientais positivos ocasionados pelos esportes da natureza, espera-se que ele sirva na realidade para nutrir um desejo de busca por um mundo melhor, com paz, equidade social e preservação da natureza.

    Feliz 2013

    Luan Dias 3ª A.

    ResponderExcluir