Translate

quinta-feira, 29 de julho de 2010

FACE 2010, foi legal, mas o critério de julgamento foi fraquinho..

Ontem 28/07/2010 na cidade de Itapetinga foi realizado a seletiva da DIREC 14 para o FACE (Festival Anual de Canção Estudantil). Esse contou com 16 canções, compostas e interpretadas por alunos das UEs, que formam a DIREC 14.

Foi muito bom o nível das letras, o empenho dos participantes, a organização do evento quanto ao local e acolhimento aos visitantes, mas uma questão ficou no ar: Como uma música que retrata o cotidiano escolar, pode ter menos valor reflexivo que uma canção voltada a um só tema? A diversidade escolar tem menos sentido que um apelo religioso?... "Trevas é prisão e a luz é a educação" fomenta menos questionamentos do que: "...Alguém morreu por mim"?

Posso até parecer um rebelde sem causa, mas o tema religião em escolas baianas deveriam dar valor à diversidade e não seguir uma única linha, pois pelas novas perspectivas de ideias defendidas por teóricos, busca-se uma diversidade de conhecimento em um local onde existem pessoas opostas, e essa troca pode melhorar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e preparo para a vida em sociedade. O respeito e a tolerância, fazem com que as pessoas convivam em um equilíbrio mais estável.

Como festivais que deixam repercussão são aqueles que levantam polêmica, o de ontem foi apaixonante, ainda bem que ninguém vaiou a garota que ganhou, mostramos que somos mais evoluídos que a turma de 1981 que vaiou a coitada da Lucinha Lins, por não concordarem que a música "Purpurina", fosse mais bacana que "Terra planeta água" de Guilherme Arantes. Na certa os jurados de ontem, torceram por Purpurina, isso é se eles assistiram esse festival. Porém a artista deve ter se sentido triste pois ninguém ficou para a sua reapresentação, não por falta de educação mas sim pelo cansaço de ouvir a mesma coisa, todos os dias. Ontem a mesmice ganhou para o diferente, ainda prega-se uma diversidade mas pratica-se uma reprodução dos antigos tempos. Também é de se esperar, acredito que nenhum dos jurados que participaram do FACE no dia de ontem saibam uma estrofe de "Maracatu Atômico", nunca escutaram "VIVENDO DO ÓCIO", não devem saber o refrão do "coco trava línguas", não escutaram a versão 2010 de "Umabarauma". Nunca escutaram Toquinho com parceiros do top de Papete.

Mas deixemos o "choro" de lado, afinal de contas eu acho mais bacana tico-tico no fubá interpretado por Daniela Mercury, do que na voz de Carmem Miranda. Parabéns á todos os participantes do festival pois nada substitui o talento de vocês. ( até parece propaganda,rsrsrsrs).

PARABÉNS PARA RUAMA THAME E TAMILES CAFÉ, primeira colocação talvez não desse pois erraram alguns versos, mas que foi melhor mesmo com erro que a primeira colocada, isso eu não tenho dúvida. Ano que vem tem mais.

Resultado final: FACE ( MUNICÍPIOS): 3ºITAPETINGA (CEAD); 2º ITORORO; 1º ITAPETINGA(LEM). Incrivel! Esse ano a luta foi diferente!!!!


Infelizmente a "EDUCAÇÃO" perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário