Translate

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

1ª OFICINA DE CAPOEIRA DO CDEAT.



AVALIAÇÃO

Bastante proveitosa e de boa aceitação por parte dos alunos, os conteúdos estudados foram interessantes e passados de forma clara. Os participantes tiveram uma pequena noção sobre a arte e tradição da luta regional baiana(CAPOEIRA). A atividade teve a participação de mais de 75 alunos, atingindo a faixa etária dos 10 aos 36 anos, com um total de 24 horas (8 horas no turno matutino, 8 horas no turno vespertino e 8 horas no turno noturno.

PONTOS NEGATIVOS:

Alguns professores marcaram avaliações para os dias da oficina(isso demonstra o fechamento da sua consciência para com a cultura afro e também sua falta de informação sobre os projetos da SEC-BA, QUE É O CASO DO NOVEMBRO NEGRO). Mas isso não desanimou os participantes, pois os alunos que participaram da oficina têm o direito de fazer uma avaliação. A disponibilidade de tempo e de um espaço coberto pois a chuva da sexta feira, durante a roda de capoeira atrapalhou o andamento da atividade.

PONTOS POSITIVOS:

O apoio dos gestores ( Tereza Ribas, Joanito Lacerda e Levi Nascimento), a boa vontade e o conhecimento do Srº Cristiano Brito (Profº PRETTO), O apoio dos alunos: Ed Carlos Costa, Tailon, Clerio, Hugo Oliveira, Emerson, Edenilson, André(monitores dos movimentos e toques dos instrumentos). A participação dos alunos que demonstraram: Vontade de aprender e conhecer novas manifestações da cultura corporal. A alegria e o respeito estiveram juntos, os alunos assimilaram que:"Capoeira palavra alegre pronunciada com um R solto e que possui três Rs duros: RITMO, RITUAL E RESPEITO. SALVE SALVE!!.


ERA UMA NOITE SEM LUA.

Os participantes se empenhavam em jogar ou seria um feedback utilizando o corpo ao ritmo da cadência dos toques que os faziam bailar sobre uma noite escura , escura como a cor dos africanos que ajudaram a criar a capoeira, ainda recordo da voz do professor PRETTO, quando cantava ladainhas, chulas e canções referentes à capoeira, a noite não tinha lua, mas a energia era tão intensa que os deuses resolveram participar, raios, trovões, vento, a natureza resolveu participar, os flashs das maquinas digitais se confundiam com os raios, o atabaque era engolido pelo som dos trovões, o vento ajudava as palavras e refrescava o corpo, SAPINHO, TARCISIO, TAIRONE, TAILON, ED CARLOS, ISAAC, e outros participantes estavam satisfeitos com o jogo, a energia que eu senti foi muito intensa, acredito que tenha sido uma graça de DEUS ou quem sabe dos DEUSES AFRICANOS, esses que estão sendo esquecidos, pois o preconceito é inimigo do saber, e é o pai do analfabetismo cultural, da intolerância religiosa, da discriminação de cor e raça.

A noite estava linda, todos queriam jogar,
a música era boa, todas estavam a participar,
Um raio veio saudar, mais um movimento espetacular,
Um trovão causou um arrepio, não de medo,
mas de energia de calor de vontade.
Coitada da secretária do colégio, que estava assustada,
pela chuva que viria, pelos raios que caiam, ou pelos trovões,
que causavam uma surdez, e que leva os medrosos à cegueira.
Mas isso não parava os mandigueiros, isso os estimulavam,
a mostrar o melhor, pena que a chuva começou, então tivemos que parar,
pois senão podia molhar os instrumentos e a secretária queria fechar o CDEAT,
Paramos, mas saimos com o sorriso no rosto, a satisfação de ter jogado capoeira,
jogamos não somente contra parceiros, jogamos com os elementos, a chuva,
o vento, o raio, o trovão, Ogum, Exu, Oxalá, Oxossi, Iansã, Omolu, Olodum, e os outros deuses,
nos abençoaram nesta noite. Quem participou acredito que tenha sentido o AXÉ,
SALVE E OBRIGADO AOS PARTICIPANTES DESTA RODA DE CAPOEIRA. Pois aprendi um
pouca da MANDINGA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário