Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FRAGMENTOS 7ª A MATUTINNO.

Hoje foi muito legal o rendimento das aulas de educação física, trabalhamos palavras de origem africanas e a maioria dos alunos contribuíram para a andamento da aula, aqui está uma pequena coletânea de fragmentos que eles criaram, quem não entender busque os significados das palavras. Os autores estão com seus nomes de luta.

1- Autora- PINK.

Eu tava em casa com vontade de comer guandu e dançar jeguedê, tava com vontade de subir na malunga e pular a macumba para ver o sol nascer, só que toquei ritumba e fiz um jequedê, samba lêlê.

2- Autor - Azedinho.

Quando eu estava libambo minha patota levou-me para casa e minha yeyê mim deu uma tunda, fiquei de calundu, depois fui para o samba e comi um vatapá aí fui para casa e comecei a banzar.

Fui comer um abará e tocar agogô, fui brincar com os búzios e encontrei um xokotó que estava na malunga fazendo macumba.

3- Autora- Trident.

Fui dançar jequedê fiquei libamba, mas minha patota mim pegou e levou-me para minha yeyê, ela mim deu vatapá e fiquei forte para tocar ritumba.
Subi no peji para orar com o zumbi, depois comi abará e não fique de calundu.
Tocando urucungo um libambo com sua patota pegou uma imagem de ogum e começou a dançar jequedê. Imagine aí? Um libambo dançando com uma malunga na cabeça.
Comi quibebe debaixo de uma malunga, fui á kitanda, uma coisa estranha eu vi no chão , era o libambo com um copo de cachaça na mão.


4- Autora - Big- Big.

Com ordens da yeyê, sair pra buscar meu agogô, quando cheguei na esquina avistei uma patota agarrada com uma malunga, então perguntei: _ O que estão fazendo aí?
E logo um galalau suspirou e começou a falar de zumbi. Em seguida um xokotó começou a dançar o jequedê, então falei: _ Chuta que é macumba!
Uma yabá que por ali passava disse: _ Não é macumba, eles estão libambos e vão começar a rolar no chão.


5- Autora- Sakura.

Ogum que tantas guerras vence,
Hauçá que toca agogô.
Fifó que levou uma tunda.
Yabá que comia abará.

Soba que come vatapá.
Nanã que toc urucungo.
Malunga que guarda nenê.
Orixá que ensina a fazer xerem.

Patota que gosta de abará.
Yeyê quer calumbá.
Yeyê gosta de samba.
Yeyê não usa diamba.

Urucungo e vissungos que balança todo mundo.
Delicioso tutu que não deixa calundu.
Fubá bem tostado é um otimo prato.
Yabá e soba se juntaram em um samba.



Os demais alunos da 7ª A e da 8ª A devem postar seus fragmentos de textos nos comentários não esqueçam de colocar seu nome de luta. ABRAÇOS. UDA UDA UDA QUEM NÃO POSTAR VAI TOMAR UMA TUNDA.

7 comentários:

  1. 6-autora-Bilabong.
    quando cheguei em casa chamei a minha yeye e falai hoje eu quero comer um vatapar e ela falou não vou fazer nadar eu vou tidar uma tunda,por que voce esta tocando urucunga,eu fiquei de calundu e falai voce yeye e ranzinza.

    ResponderExcluir
  2. 7-Autora-Tuquinha.

    Fui dança jequedê mais minha yeyê não deixo ai eu fique de calundo foi pro meu quarto,dança com uma maluga na cabeça ja que eu não podea sai de casa se não minha Yeyê ia mim da tunda

    ResponderExcluir
  3. Certo dia eu acordei de manha e minha YEYE mi mandou eu ir na KITANDA compra QUIABO.E o vendedor que estava na KITANDA não tinha só QUIABO e sim TUTU,FUBA,EFÓ,e muitos pratos de origem afrecana.Quando eu sair da QUITANDA tinha um LIBANBO fazendo xixi na MALUNGA e essi LIBANBO comessou a encher minha paciencia.Eu fui para casa e minha YEYE falou que eu estava com CALUNDO e com URUCUBACA,e me deu uma TUNDA por que eu nao conprei o
    QUIABO. Passado augum tenpo minha YEYE mi desculpou pelo o que eu tinha feito,e minha cidade estava em tempo de festa,e minha YEYE falou que eu podia ir para a festa.Chegando lar no locau da festa encontrei um PATOTÁ dançado SANBA,eu,entei na dança e começei a dançar,logo chegou um menino só que eli era tao xacotá que eu quasi que eu nao o vir,encontreium PATOTÁ elis mi ofereçeram bebida e eu fiquei LIBANBO e fui para casa e quando eu chegei em casa minha YEYE mi deu uma TUNDA e eu fiquei de CALUNDO.

    ResponderExcluir
  4. AUTOR - TUCHE ( zaqueu )
    UM CERTO DIA ESTAVA BENTINHO E CAPITU DEBEIXO DE UMA MALUNGA, ESPERANDO TODA A PATOTA, QUANDO APARECEU UM GALALAU E DEU UMA TUNDA EM CAPITU, MAS SE BENTINHO LUTASSE IA APANHAR.

    autor - KNOR ( isaque )
    eu cheguei em casa quando a minha yeye fez um abará ,mas fiquei lelé
    minha yeye disse que ia me dar uma tunda.

    ResponderExcluir
  5. autor_ passáro eu na vaquejada tomei certas coisas e fique lebambo minha patota min levou em casa e minha yeye min del uma tunda

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. autora kapitu
    rick lobão tomou uma tunda da sua yabá e dps ele subiu na malunfa só que la tinha um sumbi ele ficou de cabelos em pé.

    ResponderExcluir