Translate

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ATIVIDADE PARA 8ª A MATUTINO.


PRÉ SAL ( Tesouro ou problema )
Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo.
Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.
A descoberta de indícios de petróleo no pré-sal foi anunciada pela Petrobrás em 2006. A existência de petróleo na camada pré-sal em todo o campo que viria a ser conhecida como pré-sal foi anunciada pelo ex-diretor da ANP e posteriormente confirmada pela Petrobras em 2007. Em 2008 a Petrobras confirmou a descoberta de óleo leve na camada sub-sal e extraiu pela primeira vez petróleo do pré-sal.
Em setembro de 2008, a Petrobras começou a prospectar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34. A Petrobras afirma já possuir tecnologia suficiente para extrair o óleo da camada. O objetivo da empresa é desenvolver novas tecnologias que possibilitem maior rentabilidade, principalmente nas áreas mais profundas
Um problema a ser enfrentado pelo país diz respeito ao ritmo de extração de petróleo e o destino desta riqueza. Se o Brasil extrair todo o petróleo muito rapidamente, este pode se esgotar em apenas uma geração. Se o país se tornar um grande exportador de petróleo bruto, isto pode provocar a sobrevalorização do câmbio, dificultando as exportações e facilitando as importações; fenômeno conhecido como "mal holandês", que pode resultar no enfraquecimento de outros setores produtivos como a indústria e agricultura.
Sem contar com o risco de acidentes ambientais, que poderão interferir no turismo e em toda a vida marinha do nosso litoral. É necessário um grande cuidado com o uso do dinheiro que virá do pré sal, pois o nosso país ainda há muitos escândalos em relação ao desvio de dinheiro público.
Tesouro ou problema? Afinal de contas qual a sua opinião á respeito do pré sal?
obs: Para realizar seu comentários faça uma leitura vai aí uma dicas de links que tratam deste assunto:www.brasildefato.com.br/.../entenda-o-que-e-a-camada-pre-sal ; veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas.../pre-sal/ -;www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u619037.shtml



2 comentários: