TEMAS ABORDADOS:
Entre os dias 24 e 28 de maio na cidade de Vitória da Conquista, esses temas foram abordados em um encontro que reuniu professores de educação física que facilitam em U.E de diferentes municípios baianos. Os professores: Alan Rocha, da cidade de Salvador, Cristiano, Ilhéus e a professora Rosilene, da cidade de Coaraci. Coordenaram de maneira bem organizada e criativa, os demais participantes. Colaborando com o fedd-back deste que escreve.
Segundo meu entendimento, falta uma inserção mais aprofundada dos profissionais licenciados em Ed. física na construção do PPP e do PDE da UE. O estudo das leis pode tirar a Ed. física da"subdisciplina", apontada por muitos profissionais de outras áreas educacionais, para uma mega disciplina que pode colaborar para a melhoria de índices estabelecidos pelo MEC, caso da evasão escolar, repetência, além de colaborar com o desenvolvimento cognitivo.
"Aprender com o cotidiano e principalmente pelo que lhe dá prazer"(desconhecido). Quantos assuntos de diversas disciplinas básicas podem ser inseridas em um jogo de queimada? São questionamentos que os educadores físicos devem visualizar em parte das suas aulas, contando também com uma organização dos conhecimentos que serão abordados durante o período letivo, devendo essa ser flexível, melhoria do planejamento dos projetos referentes á educação física para uma avaliação com segurança." Uma avaliação bem feita precisa de dados precisos e estruturados".
Não adianta seguir apenas uma metodologia ou uma linha pedagógica. Pois a aula é cíclica, o bimestre, o ano letivo, aulas diferenciadas cria uma diversidade de formas de aprendizado para o aluno. A sensibilidade Freiriana, também foi abordada, juntamente com o estudo de pensamentos de autores como : ARROYO, PIAGET, KUNZ.
Lá também foi discutido entre os professores da direc 14, a determinação da data dos jogos escolares 2010, direc 14 e o projeto Experimentação ambos serão aplicados pela minha UE CDEAT Potiraguá-Ba. Mais que rever colegas de faculdade ter conhecimento de como ações estão dando certo em locais tão diferentes, estimula ainda mais a vontade de facilitar a Ed. física na EscolaPública. Como disse ALAN ROCHA: "Para facilitar na escola pública o cabra tem que ter sangue no olho" e complemento: E EDUCAÇÃO FÍSICA NO DNA.
- LEIS REFERENTES Á EDUCAÇÃO. (Dirigida á educação física);
- PPP (Inserção do profissional na construção);
- Sistematização de currículo, planejamento, avaliação(referente á educação física);
- As diferentes abordagens metodológicas;
- Os problemas sociais refletidos nas escolas;
- A repetência escolar.
Entre os dias 24 e 28 de maio na cidade de Vitória da Conquista, esses temas foram abordados em um encontro que reuniu professores de educação física que facilitam em U.E de diferentes municípios baianos. Os professores: Alan Rocha, da cidade de Salvador, Cristiano, Ilhéus e a professora Rosilene, da cidade de Coaraci. Coordenaram de maneira bem organizada e criativa, os demais participantes. Colaborando com o fedd-back deste que escreve.
Segundo meu entendimento, falta uma inserção mais aprofundada dos profissionais licenciados em Ed. física na construção do PPP e do PDE da UE. O estudo das leis pode tirar a Ed. física da"subdisciplina", apontada por muitos profissionais de outras áreas educacionais, para uma mega disciplina que pode colaborar para a melhoria de índices estabelecidos pelo MEC, caso da evasão escolar, repetência, além de colaborar com o desenvolvimento cognitivo.
"Aprender com o cotidiano e principalmente pelo que lhe dá prazer"(desconhecido). Quantos assuntos de diversas disciplinas básicas podem ser inseridas em um jogo de queimada? São questionamentos que os educadores físicos devem visualizar em parte das suas aulas, contando também com uma organização dos conhecimentos que serão abordados durante o período letivo, devendo essa ser flexível, melhoria do planejamento dos projetos referentes á educação física para uma avaliação com segurança." Uma avaliação bem feita precisa de dados precisos e estruturados".
Não adianta seguir apenas uma metodologia ou uma linha pedagógica. Pois a aula é cíclica, o bimestre, o ano letivo, aulas diferenciadas cria uma diversidade de formas de aprendizado para o aluno. A sensibilidade Freiriana, também foi abordada, juntamente com o estudo de pensamentos de autores como : ARROYO, PIAGET, KUNZ.
Lá também foi discutido entre os professores da direc 14, a determinação da data dos jogos escolares 2010, direc 14 e o projeto Experimentação ambos serão aplicados pela minha UE CDEAT Potiraguá-Ba. Mais que rever colegas de faculdade ter conhecimento de como ações estão dando certo em locais tão diferentes, estimula ainda mais a vontade de facilitar a Ed. física na EscolaPública. Como disse ALAN ROCHA: "Para facilitar na escola pública o cabra tem que ter sangue no olho" e complemento: E EDUCAÇÃO FÍSICA NO DNA.
Com certeza, é na "ação-reflexão-ação", como fala Paulo Freire, é que podemos buscar a mudança. É no trabalho coletivo que vamos crescer como educadores que somos - isso, de fato, é o que nos identifica. Parabéns, Ricardo.
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