Translate

quinta-feira, 29 de julho de 2010

FACE 2010, foi legal, mas o critério de julgamento foi fraquinho..

Ontem 28/07/2010 na cidade de Itapetinga foi realizado a seletiva da DIREC 14 para o FACE (Festival Anual de Canção Estudantil). Esse contou com 16 canções, compostas e interpretadas por alunos das UEs, que formam a DIREC 14.

Foi muito bom o nível das letras, o empenho dos participantes, a organização do evento quanto ao local e acolhimento aos visitantes, mas uma questão ficou no ar: Como uma música que retrata o cotidiano escolar, pode ter menos valor reflexivo que uma canção voltada a um só tema? A diversidade escolar tem menos sentido que um apelo religioso?... "Trevas é prisão e a luz é a educação" fomenta menos questionamentos do que: "...Alguém morreu por mim"?

Posso até parecer um rebelde sem causa, mas o tema religião em escolas baianas deveriam dar valor à diversidade e não seguir uma única linha, pois pelas novas perspectivas de ideias defendidas por teóricos, busca-se uma diversidade de conhecimento em um local onde existem pessoas opostas, e essa troca pode melhorar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e preparo para a vida em sociedade. O respeito e a tolerância, fazem com que as pessoas convivam em um equilíbrio mais estável.

Como festivais que deixam repercussão são aqueles que levantam polêmica, o de ontem foi apaixonante, ainda bem que ninguém vaiou a garota que ganhou, mostramos que somos mais evoluídos que a turma de 1981 que vaiou a coitada da Lucinha Lins, por não concordarem que a música "Purpurina", fosse mais bacana que "Terra planeta água" de Guilherme Arantes. Na certa os jurados de ontem, torceram por Purpurina, isso é se eles assistiram esse festival. Porém a artista deve ter se sentido triste pois ninguém ficou para a sua reapresentação, não por falta de educação mas sim pelo cansaço de ouvir a mesma coisa, todos os dias. Ontem a mesmice ganhou para o diferente, ainda prega-se uma diversidade mas pratica-se uma reprodução dos antigos tempos. Também é de se esperar, acredito que nenhum dos jurados que participaram do FACE no dia de ontem saibam uma estrofe de "Maracatu Atômico", nunca escutaram "VIVENDO DO ÓCIO", não devem saber o refrão do "coco trava línguas", não escutaram a versão 2010 de "Umabarauma". Nunca escutaram Toquinho com parceiros do top de Papete.

Mas deixemos o "choro" de lado, afinal de contas eu acho mais bacana tico-tico no fubá interpretado por Daniela Mercury, do que na voz de Carmem Miranda. Parabéns á todos os participantes do festival pois nada substitui o talento de vocês. ( até parece propaganda,rsrsrsrs).

PARABÉNS PARA RUAMA THAME E TAMILES CAFÉ, primeira colocação talvez não desse pois erraram alguns versos, mas que foi melhor mesmo com erro que a primeira colocada, isso eu não tenho dúvida. Ano que vem tem mais.

Resultado final: FACE ( MUNICÍPIOS): 3ºITAPETINGA (CEAD); 2º ITORORO; 1º ITAPETINGA(LEM). Incrivel! Esse ano a luta foi diferente!!!!


Infelizmente a "EDUCAÇÃO" perdeu.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Leia, aceite, caso não concorde mude a lei!

LDB 9.394/96 art 26- 3º - " 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: (Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

II – maior de trinta anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969; (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

V – (VETADO) (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

VI – que tenha prole. (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)



Conclusão: A educação física é uma disciplina como outras, cabe ao aluno buscar a integração com mesma. Essa lei vai expor a dificuldade de muitos alunos e pais, que não acompanham a evolução.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

REGRAS DA QUEIMADA GUERREIRA COM 2 BOLAS.

MATERIAIS- 2 bolas (voleibol p/as mulheres, futsal p/os homens). 5 apitos, 2 conjuntos de coletes de cores diferentes, 3 canetas, 1 folha com a súmula.

UNIFORMES- Camisas ou coletes de mesma cor e numeradas para os membros da equipe.

Nº DE PARTICIPANTES- As equipes poderão ter no máximo 20 componentes, sendo que 50% sejam pessoas do sexo feminino e o restante de pessoas do sexo masculino.

DURAÇÃO: 2 tempos de 10 minutos (Corridos) sem parada de cronometro, esse só será pedido pelo arbitro, quando houver necessidade para atendimento de lesões dos atletas ou componentes da arbitragem.

ÁREA DE JOGO- Retângulo com medidas máximas de 18m x 9m.( quadra de voleibol). Parte interna é dos defensores, parte externa dos atacantes

ARBITRAGEM- 4 árbitros, 1 cronometrista, 1 apontador, 1 coordenador.



Caracteristicas do jogo.

As equipes deverão eliminar o maior número de componentes. É considerada vencedora a equipe que eliminar mais componentes na soma de eliminações após os 2 tempos da partida.

Obs: Os componentes eliminados no1º tempo poderão retornar no 2º tempo da partida.

Após o sorteio do árbitro é escolhida qual equipe irá atacar e qual se defenderá, ambas deverão executar essas fases.

  • Eliminações dos atacantes- O atacante poderá ser eliminado caso ele execute essas ações:
  1. Pisar nas linhas divisórias no momento do arremesso ou da recepção da bola;
  2. Acertar a bola em regiões do corpo que não são permitidas (cabeça, tronco posterior e anterior), sem que os defensores demonstrem reação para segurar a bola;
  3. Alvejar o oponente com a bola errada. Ex: Acertar uma menina com a bola apropriada para os meninos e vice versa;
  4. Ter o seu arremesso agarrado pelo defensor. Esse arremesso só é valido se a bola não tocar no solo antes de ser agarrada pelos defensores;
  5. Receber um cartão vermelho, por conduta antidesportiva;

  • Eliminação dos defensores- Os defensores poderão ser eliminados caso aconteça o seguinte:
  1. Seja alvejado nos membros inferiores e nos pés, e não consigam agarrar a bola. Sendo que o arremesso não deverá tocar o solo antes de acertar o defensor;
  2. Tentar segurar a bola arremessada e deixa-la escapar, Deixar a bola cair no chão;
  3. Sair ou pisar fora da área dos defensores;
  4. Colocar-se propositadamente á frente da bola do sexo oposto e não conseguir agarra-la;
  5. Receber um cartão vermelho, por conduta anti desportiva.

Conduta anti desportiva.

Agressão corporal ou agressão verbal, com o adversário, com os membros da arbitragem, com os torcedores e com os membros da sua equipe.


Caso Especial.

Empate- É realizado um sorteio, para decidir o vencedor. (Aberto à surgestionamentos). Como prorrogação. 2 tempos de 5 minutos.



quinta-feira, 15 de julho de 2010

Avaliação da 1ª parte do seminário (REFERENCIAL CURRÍCULAR BÁSICO PARA E.F. NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA).

Bastante interessante a conferência com a palestrante (Dra Celi Taffarel) , ela conseguiu de forma direta, fomentar indagações dentro de minha mente a respeito da construção de princípios norteadores para a disciplina educação física.

Observei que eu não estava pensando equivocadamente em prever que o currículo da Educação física deve ter inicio nos primeiros anos do ensino fundamental 1º ano de ensino. As escolas que tem turmas do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º ano do ensino fundamental deveriam inserir em seu planejamento anual a disciplina educação física, essa podendo ser trabalhada semanalmente com 1 ou 2 aulas.
Alguns temas devem ter conotação, caso da capoeira, atividades experimentais, brincadeiras regionais, esportes, danças, atividade física relacionada á saúde humana e do ambiente, temas que ajudem na percepção corporal, e que visem o desenvolver cognitivo dos alunos. Questões como: Estruturação dos conteúdos, objetivos e metas que se quer atingir e o perfil da realidade devem ser muito bem observados, pois temos uma responsabilidade enorme porque seremos os responsáveis no direcionamento dos temas que serão facilitados para os alunos , devemos buscar temas que favoreçam, fatores sobre lateralidade, conhecimento do corpo, coordenação, ritmo, aparecimento de lideranças, estimulo ao trabalho em equipe, resgate cultural, criatividade em transformar. Acredito que ontem foi dado um passo muito importante, fico feliz em está fazendo parte da história e vc?