Translate

segunda-feira, 19 de julho de 2010

REGRAS DA QUEIMADA GUERREIRA COM 2 BOLAS.

MATERIAIS- 2 bolas (voleibol p/as mulheres, futsal p/os homens). 5 apitos, 2 conjuntos de coletes de cores diferentes, 3 canetas, 1 folha com a súmula.

UNIFORMES- Camisas ou coletes de mesma cor e numeradas para os membros da equipe.

Nº DE PARTICIPANTES- As equipes poderão ter no máximo 20 componentes, sendo que 50% sejam pessoas do sexo feminino e o restante de pessoas do sexo masculino.

DURAÇÃO: 2 tempos de 10 minutos (Corridos) sem parada de cronometro, esse só será pedido pelo arbitro, quando houver necessidade para atendimento de lesões dos atletas ou componentes da arbitragem.

ÁREA DE JOGO- Retângulo com medidas máximas de 18m x 9m.( quadra de voleibol). Parte interna é dos defensores, parte externa dos atacantes

ARBITRAGEM- 4 árbitros, 1 cronometrista, 1 apontador, 1 coordenador.



Caracteristicas do jogo.

As equipes deverão eliminar o maior número de componentes. É considerada vencedora a equipe que eliminar mais componentes na soma de eliminações após os 2 tempos da partida.

Obs: Os componentes eliminados no1º tempo poderão retornar no 2º tempo da partida.

Após o sorteio do árbitro é escolhida qual equipe irá atacar e qual se defenderá, ambas deverão executar essas fases.

  • Eliminações dos atacantes- O atacante poderá ser eliminado caso ele execute essas ações:
  1. Pisar nas linhas divisórias no momento do arremesso ou da recepção da bola;
  2. Acertar a bola em regiões do corpo que não são permitidas (cabeça, tronco posterior e anterior), sem que os defensores demonstrem reação para segurar a bola;
  3. Alvejar o oponente com a bola errada. Ex: Acertar uma menina com a bola apropriada para os meninos e vice versa;
  4. Ter o seu arremesso agarrado pelo defensor. Esse arremesso só é valido se a bola não tocar no solo antes de ser agarrada pelos defensores;
  5. Receber um cartão vermelho, por conduta antidesportiva;

  • Eliminação dos defensores- Os defensores poderão ser eliminados caso aconteça o seguinte:
  1. Seja alvejado nos membros inferiores e nos pés, e não consigam agarrar a bola. Sendo que o arremesso não deverá tocar o solo antes de acertar o defensor;
  2. Tentar segurar a bola arremessada e deixa-la escapar, Deixar a bola cair no chão;
  3. Sair ou pisar fora da área dos defensores;
  4. Colocar-se propositadamente á frente da bola do sexo oposto e não conseguir agarra-la;
  5. Receber um cartão vermelho, por conduta anti desportiva.

Conduta anti desportiva.

Agressão corporal ou agressão verbal, com o adversário, com os membros da arbitragem, com os torcedores e com os membros da sua equipe.


Caso Especial.

Empate- É realizado um sorteio, para decidir o vencedor. (Aberto à surgestionamentos). Como prorrogação. 2 tempos de 5 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário