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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DIA 11 DE OUTUBRO.

Feriado nas escolas estaduais da BAHIA. Dia do professor mas quais tipos de professores aparecem nas escolas baianas? Substituto, que ainda não concluiu a graduação? Substituto com contrato temporário? Efetivado, com uma carga de potencialidades(pós graduação, mestres, duotores)? Efetivos, somente com a sua graduação?

Eis o que temos, só que é necessário analisar alguns pontos e algumas questões sobre o que é ser PROEDOR (professor, educador, facilitador)? Primeiro quero analisar uma coisa que esse pensador estudioso deixou de legado.

"Vygotsky descreve dois níveis de desenvolvimento, denominados desenvolvimento real e desenvolvimento potencial. O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem. O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir."

Sempre gostei de exemplificar: Caso 1 PROEDOR com (pós graduação, mestrado, doutorado) que estuda durante um certo tempo com a finalidade de: 1- aumentar seu soldo, pois quanto maior o potencial maior seu rendimento, 2-implementar na ajuda do aprendizado cognitivo dos alunos, 3- contribuir com projetos dentro de sua U.E. Só que eu não consigo enxergar os pontos 2 e 3, será por que? Lendo um pensador me falha o nome, mas as palavras eram bastantes esclarecedoras em relação ao potencial (aquilo que o "ser" tem) e o seu desenvolvimento de ações (aquilo que ele deve realizar). Para que serve o potencial se eu não sei como utiliza-l0. Do que adianta uma capacitação se não é posta em prática dentro da escola. A maioria dos profissionais da área educacional querem títulos para aumentar o salário, pois é o titulo que aumenta seu soldo, pouco importa se ele tenha realizado projetos e ações dentro da sua área de atuação, pouco importa se houve uma participação efetiva dos estudantes e dos outros atores do processo "teatral" chamado ESCOLA. Será que existem pós graduados que recebem sua monografia pronta? Ou então recebem de outros seus trabalhos prontos? RSRSRSRSR!!!!!

Caso 2- Facilitador somente com graduação, que participa da elaboração de projetos e ações dentro da área escolar e de outras áreas. Esse não terá aumento, mas em compensação será mais útil dentro do processo ensino aprendizagem. Esses profissionais são raros, e muitas vezes não são bem quistos, pois eles atrapalham a realidade virtual criada pelos PÓS, MESTRES, DR(s), Phds. Como pode um graduado realizar mais projetos e ações que os "superiores"? como um mortal pode realizar atos de semideuses? rsrsrsrsrsr, ushua. Não basta ter o potencial tem que ter a capacidade de planejar , realizar, avaliar e reestruturar o processo de ensino aprendizagem.

Uma proposta para a SEC-BA: Usem a meritocracia, AVALIANDO os projetos e ações dentro da U.E, busque saber quem fez, como foi realizado, quais os objetivos e metas a serem alcançados, como poderá ser reestruturado? Com isso a EDUCAÇÃO torna-se menos injusta para aqueles que não conseguem enxergar a diferença entre um Phd não atuante e um graduado esforçado.(preciso de óculos).

BOM DIA AOS PROFESSORES. MENOS MIGUÉ E MAIS DEDIDACAÇÃO. ABRAÇOS.

RICARDO SILVA OLIVEIRA. CDEAT POTIRAGUÁ-BA MAT: 11363052-2.

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