Translate

sábado, 25 de fevereiro de 2012

FREQUÊNCIA CARDÍACA (Autora: Renata Pinheiro).

O que é freqüência cardíaca?

Freqüência cardíaca é o número de vezes em que o coração bate por minuto.

Como se mede freqüência cardíaca?

A freqüência cardíaca é medida contando quantas vezes o coração bate em um determinado tempo. As seguintes fórmulas podem ser usadas:

  • Contar por 10 segundos e multiplicar por 6.
  • Contar por 15 segundos e multiplicar por 4.
  • Contar por 30 segundos e multiplicar por 2.
  • Contar por um minuto.

Quanto maior o tempo, mas preciso será o resultado. O total deve ser sempre referente a um minuto, já que é este o intervalo de tempo usado como parâmetro. A freqüência é expressa em batimentos por minuto. Exemplo: 75 batimentos por minuto ou 75 bpm.

Pra que saber a freqüência cardíaca?

Durante a prática de exercícios aeróbios, a freqüência cardíaca indica se a intensidade da atividade é adequada. Controlando a freqüência, você também evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo.

Além disso, frequências muito baixas (menos de 60 bpm) ou muito altas (mais de 100 bpm), as bradicardias e taquicardias, indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames.

Quais as formas de determinar a freqüência cardíaca?

A forma mais simples de determinar a freqüência cardíaca é sentindo o pulso no pescoço ou no punho. Médicos e enfermeiros podem usar também o estetoscópio (aparelho para ouvir o coração e a respiração).

Existem equipamentos específicos para isso, os freqüencímetros ou medidores de freqüência cardíaca. São compostos por uma faixa que fica posicionada no tórax, abaixo dos mamilos, e um dispositivo (geralmente em forma de relógio) que mostra a freqüência instantaneamente.

Há ainda alguns monitores que são parte de aparelhos de ginástica, como esteiras ou bicicletas, que são colocados na orelha ou na ponta do dedo.

Como medir a freqüência cardíaca no punho?

Primeiro você deve identificar a área onde é mais fácil perceber os batimentos. Ela se localiza no punho, próxima à mão, abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão. Nessa região, você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área do punho direito, até que perceba o pulsar do fluxo de sangue. Se for verificar a pulsação de outra pessoa, nunca use seu polegar, pois você poderá confundir a sua freqüência com a da outra pessoa.

Como medir a freqüência cardíaca no pescoço?

Novamente, localize a área em que vai sentir os batimentos. Ela está na lateral do pescoço, pouco abaixo do maxilar inferior (mandíbula). Nesse ponto, você pode perceber o fluxo de sangue na artéria carótida. Pressione suavemente com dois dedos, até perceber o pulso.

Como bem lembrado pela Camila Paixão Jordão, do InCor, “essa é uma região que tem receptores de pressão, os quais regulam a FC. Desta forma, quando pressionada esta região, recebemos a informação de aumento de pressão e a resposta é de queda da FC”. Portanto, o ideal é que a frequência não seja verificada no pescoço. Outra alternativa, além do punho, é sentir os batimentos no peito.

O que é freqüência cardíaca máxima?

Freqüência cardíaca máxima é o maior número de batimentos a que uma pessoa pode chegar, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar. Ela é calculada a partir de uma fórmula simples:

  • Para homens: FCmáx = 220 – idade. Exemplo: se você tem 24 anos, faça a conta FCmáx = 220 – 24, o resultado será que sua freqüência cardíaca máxima é 196.
  • Para mulheres: FCmáx = 226 – idade. Exemplo: se você tem 31 anos, faça a conta FCmáx = 226 – 31, o resultado será que sua freqüência cardíaca máxima é 195.

A diferença de valores entre homens e mulheres supre a diferença entre os sexos. Usualmente, a freqüência cardíaca das mulheres é ligeiramente mais alta que a dos homens.

Como medir a freqüência cardíaca em repouso?

A freqüência cardíaca em repouso é aquela medida em uma situação sem atividade física, ou seja, sentado ou deitado, relaxado, com um intervalo após a última atividade realizada.

Qual a freqüência cardíaca para quem está iniciando um trabalho de atividade física (freqüência cardíaca de segurança)?

A freqüência cardíaca recomendada para quem está iniciando atividades físicas encontra-se na faixa entre 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima. Seguindo os exemplos acima, o homem de 24 anos deve treinar mantendo a freqüência cardíaca entre 117 e 147 bpm, enquanto a mulher de 31 anos mantém entre 117 e 146 bpm.

ATENÇÃO:

Esses valores devem ser usados por pessoas saudáveis, e apenas como um parâmetro para guiar a atividade. O ideal é que todas as pessoas que queiram fazer atividade física procurem um médico e realizem um exame chamado ergoespirometria ou o teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço. Dessa forma, é possível avaliar as frequências cardíacas ideais para cada indivíduo, além de afastar a presença de doenças que restrinjam a prática de exercícios.

Monitores cardíacos:Uma forma prática de acompanhar frequência cardíaca em exercício é por meio de monitores cardíacos de pulso, atualmente bastante difundidos entre atletas amadores e profissionais pelo baixo custo do equipamento e facilidade de uso da frequência cardíaca para controlar a intensidade de treinamentos cardiorrespiratórios.

Este tipo de equipamento consiste de um aparelho monitor, parecido com um relógio, que é colocado no pulso. Outra parte do equipamento é uma fita elástica, com eletrodos, que é colocada na região torácica e consegue captar a atividade elétrica do coração. A informação captada pelos eletrodos é transmitida para o monitor no pulso onde frequência cardíaca é visualizada em tempo real. No entanto, estes equipamentos são eficientes apenas durante esforços físicos.

Eletrocardiograma

Exemplo de eletrocardiograma.
O método mais preciso de mensuração da frequência cardíaca é o eletrocardiograma, também chamado de ECG. É um teste clínico, não invasivo, e consiste da fixação de eletrodos que captam a atividade elétrica do coração. Esta informação é impressa em papel milimetrado onde podem ser observados os padrões de contração do músculo cardíaco. Este exame pode detectar muitas disfunções cardíacas.

Basal, Repouso e Reserva

A frequência cardíaca basal (FCbasal) é a frequência cardíaca mensura em completo repouso, logo após acordar pela manhã e deve ser tomada em decúbito dorso-horizontal (deitado de costas). No esporte esta variável fisiológica pode dar pistas sobre a qualidade da recuperação pós treino.

A frequência cardíaca de repouso (FCrepouso) é a frequência cardíaca mensurada em um indivíduo em repouso (de pelo menos 5 minutos), deitado mas acordado, sem ter exercitado-se antes. Nestas condições a frequência cardíaca é de aproximadamente 60 a 80 batimentos por minuto.

A frequência cardíaca de reserva (FCreserva) é a difirença entre a frequencia cardíaca máxima e a frequência cardíaca de repouso.


Máxima:A frequência cardíaca máxima (FCmax) é a maior frequência cardíaca passível de ser atingida em esforço, para um determinado indivíduo. O incremento da carga durante um exercício físico aumenta, de forma proporcional, a frequência cardíaca do indivíduo até que esta chegue a um valor máximo, que não pode ser ultrapassado por incrementos na carga e nem por adaptações ao treinamento.

Ela é uma variável amplamente utilizada em razão da facilidade e praticidade de sua mensuração e é utilizada para determinar respostas cardiovasculares durante o exercício e a recuperação, entre outras.

Há evidência de que a frequência cardíaca máxima muda com o nível de condicionamento aeróbico do indivíduo. Sua frequência cardíaca máxima diminui quando há ganhos no condicionamento cardiovascular, e aumenta quando diminui o condícionamento Uma pessoa destreinada pode experimentar uma decréscimo de 7% na frequência cardíaca máxima com o treinamento.

A FCmax pode ser obtida com um teste de esforço máximo ou estimada por fórmulas de predição.


Teste de Esforço Máximo

Teste ergométrico em cicloergômetro.

Este tipo de teste é frequentemente realizado em esteiras ergométicas, cicloergômetros ou cicloergômetros de manivela. A escolha do equipamento é realizada conforme as limitações do paciente ou a especificidade do esporte praticado pelo atleta. Por exemplo, uma pessoa com limitação motora nos membros inferiores pode utilizar o cicloergômetro de manivela, assim como um atleta que usa predominantemente os membros superiores como um canoísta.

O teste de esforço máximo é utilizado, a priori, para encontrar outras variáveis fisiológicas, como o consumo máximo de oxigênio (VO2) ou alterações na função cardíaca.

Durante o teste, o indivíduo exercita-se enquanto é monitorado por um eletrocardiograma. A intensidade do exercício é constantemente elevada até que alguma função cardíaca alterada seja percebida ou o indivíduo chegue a exaustão. É indicado que este teste seja realizado no início de um programa de atividades físicas. Ele sempre deve ser acompanhado por um médico cardiologista.

Quando comparada, a frequência cardíaca máxima obtida por teste de esforço máximo é referida como real, enquanto a frequência cardíaca máxima obtida por fórmulas de predição é referida como estimada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário