Translate

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CICLO DA ÁGUA.



A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) na Natureza. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é designado por ciclo hidrológico.

A água da evapotranspiração (nome cientifico dado ao vapor de água obtido da transpiração e da evaporação) atinge um certo nível da atmosfera em que ele se condensa, formando as nuvens. Nas nuvens, o vapor de água condensa-se formando gotículas, que permanecem em suspensão na atmosfera. Estas gotículas, sob certas condições, agregam-se formando gotas maiores que precipitam-se, ou seja, chove. A chuva pode seguir dois caminhos, ela pode infiltrar-se e formar um aquífero ou um lençol freático ou pode simplesmente escoar superficialmente até chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua.


O ciclo da água inicia-se com a energia solar que incide na Terra. A transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, passando do estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor). A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba por voltar à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação. Durante esta alteração do seu estado físico absorve calor, armazenando energia solar na molécula de vapor de água à medida que sobe à atmosfera.

Dado a influência da energia solar no processo de evaporação, a água evapora-se em particular durante os períodos mais quentes do dia e em particular nas zonas mais quentes da Terra.

A evaporação é elevada nos oceanos que estão sob a influência das altas subtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitação é abundante, a evaporação é menos intensa. Nos continentes, os locais onde a precipitação é mais elevada existem florestas e onde a precipitação é mais baixa, existem desertos.

Em terra, em algumas partes dos continentes, a precipitação é maior que a evaporação e em outras regiões ocorre o contrário, contudo predomina a precipitação, sendo que os oceanos cobrem o terreno evaporando mais água que recebem pela precipitação.

QUESTIONAMENTOS:


01- Onde encontramos a água nos estados:

A) Sólido- B) Líquido- C) Gasoso-


02- Em que parte do ciclo da água os animais e os vegetais são citados?


03- Por que a precipitação é maior em florestas do que em relação aos desertos?




7 comentários:

  1. 1ªsolido por que se encontra em estando em prendando ou aguá congelada ou neve


    2ªdo estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor). A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba por voltar à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação. Durante esta alteração do seu estado físico

    3ªsubtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitação é abundante, a evaporação é menos intensa. Nos continentes, os locais onde a precipitação é mais elevada existem florestas e onde a precipitação é mais baixa, existem des

    ResponderExcluir
  2. 1°A) quando a água está congelada em forma de icebergues
    com a temperatura baixa.

    B) quando esta nos ruis maris e que agente possa tomar com a temperatura nem alta nem baixa .

    C) quando a água está evaporando ou em forma de vapor a temperatura esta alta.


    2° e vaporação e transpiração das plantas e animais


    3°por causa da transpiração de arvores e animais

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE

    1 a solida: quando tem gelo
    b liquida: quando esta em rios e em um copo
    c GASOSO ; quando ela esta em vapor

    2
    a nos liquido etc

    3
    a porque as florestas tem arvores e os desertos
    não

    ResponderExcluir
  4. 1º a)Solido:Quando a temperatura esta muito baixa,vemos gelos.icebergs...
    b)Líquido:Quando a agua esta liquida como nos rios,mares e lagos...
    c)Gasoso:Quando esta saido fumaça.
    Ex:Quando colocamos uma aguá na panela p/ ferver,aquela agua vai ficar gasosa.

    2ºdo estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor).

    3ºA evaporação é elevada nos oceanos que estão sob a influência das altas subtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitação é abundante, a evaporação é menos intensa. Nos continentes, os locais onde a precipitação é mais elevada existem florestas e onde a precipitação é mais baixa, existem desertos.

    ResponderExcluir
  5. 1ª encontramas aagua na estados;inpredadaou conjelada eu nuvi

    2ªdo estado líquido ao estado gasoso, processa-se através da evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor). A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba por voltar à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação. Durante esta alteração do seu estado físico

    3ªA evaporação é elevada nos oceanos que estão sob a influência das altas subtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitação é abundante, a evaporação é menos intensa. Nos continentes, os locais onde a precipitação é mais elevada existem florestas e onde a precipitação é mais baixa, existem desertos.

    ResponderExcluir
  6. resp n1 solida e quando se encontra congelada com gelos e liquido e quando a água se encontra limpa que podemos beber gasoso e quando ela esta em evaporação


    2°transpiração através das plantas edos animais é a evaporação

    3°porque nas florestas acontecem mais evaporização do que no deserto pois na floresta contem animais arvores e no deserto não tem

    ResponderExcluir
  7. ATIVIDADE ``CICLO DA ÁGUA´´

    1_a=SOLÍDO=quando a gelo
    2_b=LÍQUIDA=ex:quando a água numa panela
    3_c=GASOSO=ex;uma panela com água fervendo

    2=na evaporação,transpiração e sublimação

    3=porque na floresta a plantação e animais mais e tem
    evaporação e transpiração.
    E nao há plantas no deserto portanto não há transpiração e nem evaporação.

    ALUNOS=JAMILE E WUANDERSON

    ResponderExcluir