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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MEDIR BPM. 1º FG.

Espaço para os alunos do 1º FG relatarem a experiência realizada hj, 14/02/2011, durante aula de Ed. física. Narrem a experiência e comentem sobre a analise dos dados obtidos, procurem organizar a forma de expressar a sua experimentação, cuidados com os erros de grafia, façam a revisão ortográfica antes da postagem.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O que vc quer da escola? (2º FG).

Escute a música Educação.(Tamilles Café, Rhuama Thame) e responda estes questionamentos:

01- O que vc quer da escola?

02- O que a escola tem a lhe oferecer?

03- O que vc tem pra oferecer a escola?

ATIVIDADE PARA O 9º ANO.

A presentar essa atividade no dia 17/02/2011.

01- REGRAS DE UM NOVO JOGO.

A) REDEFINIR O NOME DO JOGO.

B) DIMENSÃO DA QUADRA

C) NÚMERO DE JOGADORES.

D) NÚMERO DE PELOTAS.

E) TEMPO DE JOGO.

F) PONTUAÇÃO

G) UNIFORMES E NUMERAÇÃO.

H) NORMAS DE CONDUTA DOS PARTICIPANTES.

I) NÚMERO DE ARBITROS.

J) FALTAS OU INFRAÇÕES.

K) FORMAS DE PUNIÇÃO PARA AS FALTAS MAIS GRAVES(AGRESSÕES FÍSICAS OU VERBAIS).


ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER REALIZADA EM GRUPO COM 3 OU 4 COMPONENTES.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O QUE FAZ O BEM!





"O valor de um amor não se pode comprar. Onde estará a fonte que esconde a vida?"(NATIRUTS)
"Olha aí! Ai o meu guri, olha aí!Olha aí!"(CHICO BUARQUE)

Está perto de completar uma década de nascimento, nestes últimos 8 anos nos vimos poucas vezes, mas a ligação é forte, eu vi nascer, vi o pediatra enfiar uma mangueira no nariz para sugar o resto de placenta e liquido após seu nascimento, o choro era forte, birrento quando fica nervoso, já ficou chateado comigo, eu também já fiquei com ele. Gosta de massagem para dormir, e gostava de ouvir música nos meus braços. Quando tinha 7 meses ficava no carrinho arremessando uma bola de handebol para que eu pudesse pegar e devolver eu cansava e ele não parava. Canhoto, branco, calça 35, tem 1 metro e 48 centímetros, vai ficar grande. Agora o que eu mais quero é que ele sempre tenha vontade de conhecer (estudar bastante), ajudar sempre os que precisam, falar sempre a verdade, respeitar os mais velhos, escutar e analisar os pedidos, evitar as fofocas e as pessoas que falam da vida alheia. SER um ser humano que acredite em um PODER SUPERIOR. E que seja um ser pensante que utilize a razão e que conteste sempre aquilo que não está lhe agradando, seja melhor que o seu pai..

"Todo homem tem direito de pensar o que quiser. Todo homem tem direito de amar a quem quiser. Todo homem tem direito de viver como quiser"
"Direito de viver viajar sem passaporte Direito de pensar de dizer e de escrever Direito de viver pela sua própria lei Direito de pensar de dizer e de escrever Direito de amar, Como e com quem ele quiser A lei do forte Essa é a nossa lei e a alegria do mundo Faz o que tu queres ah de ser tudo da lei Fazes isso e nenhum outro dirá não Pois não existe Deus se não o homem Todo o homem tem o direito de viver a não ser pela sua própria lei Da maneira que ele quer viver De trabalhar como quiser e quando quiser De brincar como quiser Todo homem tem direito de descansar como quiser De viver aonde quiser De mover-se pela face do planeta livremente sem passaportes Porque o planeta é dele, o planeta é nosso. O homem tem direito de pensar o que ele quiser, de escrever o que ele quiser. De desenhar, de pintar, de cantar, de compor o que ele quiser Todo homem tem o direito de vestir-se da maneira que ele quiser O homem tem o direito de amar como ele quiser, tomai vossa sede de amor, como quiseres e com quem quiseres
Há de ser tudo da lei E o homem tem direito de matar todos aqueles que contrariarem a esses direitos O amor é a lei, mas amor sob vontade .Os escravos servirão"(RAUL SEIXAS E PAULO COELHO)

Após ler note que pensar, escrever, pintar, brincar, cantar, compor, só é possivel se for criativo, é nos momentos de estudo que o ser humano desenvolve essas habilidades. Estude bastante esse ano obedeça sua mãe, sua avó, seu professores. Siga a LEI mas sempre reflita e nunca deixe ninguém lhe humilhar, pois : "MAIOR É DEUS E PEQUENO SOU EU" ( PASTINHA). "Todo mundo é igual"( MARCELO FALCÃO). ABRAÇOS DO SER VIVO QUE MAIS TEM AMOR POR VC.
HONRE O SIGNIFICADO DO SEU NOME : SIDARTA- O QUE FAZ O BEM.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FREQUÊNCIA CARDIACA.(1º FG).





Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate por minuto. A menor frequência cardiaca registrada foi de 10 bpm (batimentos por minuto), pelo velocista Johnn Almeer.

Monitores cardíacos são uma ajuda simples e efetiva ao treinamento. Correr dentro de uma zona de frequência cardíaca específica, o ajuda a assegurar de estar treinando na intensidade apropriada para melhores resultados. Porém, sem perceber, você pode estar treinando mais forte ou mais leve do que o planejado a menos que saiba sua verdadeira frequência cardíaca máxima, sua frequência cardíaca de repouso, e que leve em consideração vários fatores que influenciam a frequência cardíaca durante a corrida. Nesse artigo vamos examinar como determinar sua frequência cardíaca e zonas individualizadas de treinamento.

Frequência cardíaca máxima: sua frequência cardíaca máxima é simplesmente o mais rápido que seu coração bate durante o esforço máximo na corrida. Há várias fórmulas usadas para estimar a frequência cardíaca máxima, mas elas somente dão grossas estimativas. Sua frequência cardíaca máxima real pode ser até 20 batimentos por minutos maior ou menor do que a prevista por fórmulas. Utilizar uma frequência cardíaca máxima estimada pode levá-lo a treinar com muita intensidade ou não forte o suficiente, então você deve verificar sua frequência cardíaca máxima real.

Você pode determinar sua frequência cardíaca máxima de forma acurada durante uma sessão de treinamento intervalado forte. Um exercício apropriado é fazer um aquecimento cuidadoso e então correr 3 repetições de alta intensidade de 2 a 3 minutos subindo uma ladeira de inclinação moderada e trotar de volta assim que acabar cada uma delas. Se você correr a primeira ladeira a 90% do esforço e as outras duas dando tudo, sua frequência cardíaca deve alcançar o máximo durante a segunda ou terceira repetição.

Interessantemente, há evidência de que a frequência cardíaca máxima muda com o nível de condicionamento aeróbico da pessoa. Sua frequência cardíaca máxima diminui quando você obtém grandes ganhos no seu condicionamento cardiovascular, e aumenta quando você tem o infortúnio de ficar fora de forma. Uma pessoa destreinada pode experimentar uma decréscimo de 7% na frequência cardíaca máxima com o treinamento. À medida que a sua frequência cardíaca máxima muda, as zonas de frequência cardíaca de treinamento devem ser ajustadas. Caso você tenha aumentado substancialmente seu nível de treinamento, deve testar sua frequência cardíaca máxima a cada 6 a 12 semanas para checar se ela decresceu. De forma similar, caso você tenha ficado um longo período sem correr, deve verificar a sua frequência cardíaca máxima pois ela pode ter se elevado.

É muito importante controlar a freqüência cardíaca (FC) durante os exercícios para que estes sejam executados de maneira segura e eficiente, melhorando o nível de condicionamento do indivíduo.

A medição dos batimentos cardíacos pode ser feita manualmente ou através de pulsômetros ou freqüencímetros (relógios que possuem uma fita torácica com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos).

O controle da intensidade da atividade física, inclusive no meio de competições, é de extrema importância. A freqüência cardíaca máxima está relacionada também à idade da pessoa. Com o passar dos anos, o número de batimentos cardíacos máximo vai diminuindo (cerca de 10 batimentos por minuto por década).

Quem não tem um freqüencímetro pode improvisar medindo a freqüência cardíaca com as mãos. Basta colocar os dedos indicador e médio da mão esquerda na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do dedão) que é o mais utilizado. Ou colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida na região do pescoço e contar as pulsações durante 10 segundos e multiplicar por 6 ou contar as pulsações durante 15 segundos e multiplicar por 4, para indicar os batimentos cardíacos em 1 minuto.

Alguns fatores podem interferir na medição da FC:


  • Posição do corpo: deitado ou imerso na água a FC é mais baixa do que em pé.
  • Temperatura: quanto mais alta a temperatura, mais alta a FC.
  • Sexo: as mulheres tem a FC geralmente de 5 a 7 bpm mais elevada que os homens com o mesmo condicionamento físico.
  • Estado de ânimo: quanto mais tensão tiver o indivíduo, mais alta será a sua FC.
  • Quem fuma ou ingere bebida com cafeína tem a FC aumentada.


CÁLCULO DE FREQUÊNCIA CARDIACA:

HOMENS- 220 - IDADE =

MULHERES: 226 - IDADE =

QUESTIONAMENTOS:


01- Qual foi o tema trabalhado?

02- Dê o significado das siglas: F.C, B.P.M.

03- O que vc descobriu hj á respeito de seu corpo?

04- Alguma atividade realizada lhe despertou interesse?

05- Quais mudanças foram observadas e registradas a respeito dos seus bpm(s), antes e após a atividade recreativa feita no pátio da escola?

06- Há alguma relação entre idade e sexo e a FC? Vc é capaz de identificá-las?

07- Qual a função do coração humano?

08- O exercício físico, ajuda ou prejudica a saúde de uma pessoa?



DODGEBALL OU QUEIMADA.(9º ANO).










QUEIMADA.- é um jogo desportivo, muito usada, em versão similar, como brincadeira infantil. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém em escolas é muito praticado.

Nos Estados Unidos existem ligas de queimada, ou dodgeball, como a variante do esporte é conhecido por lá. O jogo foi retratado na comédia Dodgeball: A True Underdog Story (Com a bola toda), filme americano de 2004.


Local

São jogadas em quadras de todos os tipo, desde volei até multiuso. Mais na maiorias das vezes quadras grandes sempre é necessário ter habilidade,força fisica e ótima mira.

Formação

Á vontade, em campo marcado.

Nº de jogadores: Varia conforme as convenções locais, e no caso de países onde seja levado a sério, varia também de acordo com as quantidade de pessoas!

Regras

Preparação

Cada equipe coloca-se num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "cruzar", que não pode "matar" enquanto esta nesta função.

Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o cruzar do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.

Objetivo

O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

Desenvolvimento

Ao ser dado o sinal de início, um jogador do partido a quem coube a bola, tente entregar a bola ao seu time que tem o objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola.

Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.

Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do time adversário.

A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.

O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado.

Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.

Outras denominações

DICA: Baixe e assista este filme:Dodgeball a true underdog story (grab life by the ball) 12/07/2004. Assim vc terá mais conhecimento sobre esse jogo.

ATIVIDADE.

Poste nos comentários como foi a sua experiência como o dodgeball. Quais as dificuldades e facilidades encontradas durante a realização da atividade? Dê a sua opinião caso vc tenha gostado ou não da atividade justificando seu pensamento.


OBS: NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME E A SÉRIE E O TURNO QUE VC ESTUDA.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ELÁSTICO.



"Atar as duas pontas de um elástico de uns 3 metros. Duas crianças, uma de frente para a outra, devem prender o elástico nas pernas, mais ou menos assim:

[ : :] (sendo os colchetes o elástico, e os dois-pontos os pés das crianças).

A terceira criança é a primeira a pular. Ela pula com os dois pés juntos no meio do elástico. O próximo pulo é com os dois pés, ao mesmo tempo, em cima de cada lado do elástico. Depois, "abre", ou seja, em um pulo, o elástico fica entre as pernas da criança. Depois disso, ela arrasta com o pé direito um dos lados do elástico, até juntar a perna direita à esquerda. Solta o elástico. Ela, agora, está totalmente fora do elástico. Prende um dos lados do elástico no dorso dos pés, e salta sobre o outro lado, "cruzando". Depois volta, e terminou a primeira rodada.

As rodadas seguintes acontecem subindo o elástico para os joelhos das duas que o seguram, e, depois, para a cintura (ou para sob o bumbum, se a puladora for muito pequena).

Sei que é complicadinho só falando, mas não encontrei nenhuma foto ou desenho que explicasse. Mas eu acredito que se você ler com muuuuuuuuita calma, não fica tão ruim de entender!"


  • PULAR ELÁSTICO- Para a realização da brincadeira é necessário um elástico de aproximadamente 2 metros, com as pontas unidas. É disputado no mínimo por três crianças: duas prendem o elástico, enquanto as demais, uma por vez, saltam o elástico, cumprindo a seguinte seqüência: (a) A criança salta o elástico, que no início do jogo é preso na altura dos calcanhares das duas crianças, sempre caindo (batendo) com os pés ao mesmo tempo e cumprindo a seguinte série de saltos: - para dentro do elástico esticado; - em cima do elástico; - afastando um quarto de voltas, cruzando o elástico na altura dos seus calcanhares e saltando para fora do elástico; (b) Cavalgada: a mesma série acima, só que a batida dos pés sobre o elástico deve ser alternada (primeiro um pé, e após um curto intervalo de tempo o outro); (c) Num pé só: a mesma série, de olhos fechados. (d) Ceguinho: a mesma série, de olhos fechados. Após essa seqüência, o elástico passa da altura dos calcanhares à dos joelhos e cintura, até chegar às axilas. Vencerá quem chegar a um grau de maior dificuldade. As crianças que errarem substituirão aquelas que estiverem mantendo o elástico esticado.