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quinta-feira, 15 de julho de 2010

Avaliação da 1ª parte do seminário (REFERENCIAL CURRÍCULAR BÁSICO PARA E.F. NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA).

Bastante interessante a conferência com a palestrante (Dra Celi Taffarel) , ela conseguiu de forma direta, fomentar indagações dentro de minha mente a respeito da construção de princípios norteadores para a disciplina educação física.

Observei que eu não estava pensando equivocadamente em prever que o currículo da Educação física deve ter inicio nos primeiros anos do ensino fundamental 1º ano de ensino. As escolas que tem turmas do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º ano do ensino fundamental deveriam inserir em seu planejamento anual a disciplina educação física, essa podendo ser trabalhada semanalmente com 1 ou 2 aulas.
Alguns temas devem ter conotação, caso da capoeira, atividades experimentais, brincadeiras regionais, esportes, danças, atividade física relacionada á saúde humana e do ambiente, temas que ajudem na percepção corporal, e que visem o desenvolver cognitivo dos alunos. Questões como: Estruturação dos conteúdos, objetivos e metas que se quer atingir e o perfil da realidade devem ser muito bem observados, pois temos uma responsabilidade enorme porque seremos os responsáveis no direcionamento dos temas que serão facilitados para os alunos , devemos buscar temas que favoreçam, fatores sobre lateralidade, conhecimento do corpo, coordenação, ritmo, aparecimento de lideranças, estimulo ao trabalho em equipe, resgate cultural, criatividade em transformar. Acredito que ontem foi dado um passo muito importante, fico feliz em está fazendo parte da história e vc?

Um comentário:

  1. Esta história somos nós que fazemos: no dia a dia nas escolas, quando mediamos conflitos, quando superamos nossas limitações a partir destes conflitos e nos reencontramos com nossa identidade. Muito mais que sonhar, precisamos projetar qual o modelo de sociedade e de escola que queremos. Vamos construir juntos!

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