Translate

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

NOVEMBRO NEGRO BY RICARDO SILVA ED. FÍSICA.



PERÍODO
: 17/11 Á 30/11/2010.

ATIVIDADES REALIZADAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

  1. SLIDES CELEBRIDADES NEGRAS, (MÚSICA ILÊ AYIÊ). Analise e identificação das celebridades, determinando a função e a contribuição destas pessoas para a sociedade. (icones): Milton Santos, Grande Otelo, Carlinhos Brown, Martim Luther King, Malcon X, Pelé, Michael Jordan, Ademar Ferreira da Silva, João Cândido, Mestre Pastinha, Mestre Bimba, Gilberto Gil, Nelson Mandela, Zumbi, Cartola, Benedita da Silva, Clementina de Jesus.
  2. Exibição do documentário MANDINGA EM MANHATTAN, comentários e questionamentos sobre as caracteristicas marcantes das tradições africanas.
  3. Oficina de CAPOEIRA 25 E 26 de Novembro.
  4. Pesquisas sobre: UMBIGADA, N'GOLO, DANÇA AFRO BAIANA (7ª A E CICLO 7ª E 8ª).
  5. CRIAÇÃO DE TEXTOS E POESIAS REFERENTES A CULTURA AFRICANA (CICLO 7ª E 8ª).
  6. APRESENTAÇÃO EM FORMA DE TEATRO DO TEXTO UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO, APRESENTAÇÕES DAS DANÇAS: N'GOLO, UMBIGADA, DANÇA AFRO BAIANA "OIA POR NÓS".( 7ª A MATUTINO).
  7. CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE POESIAS E TEXTOS, PESQUISA DE ELEMENTOS DA CULTURA AFRICANA, COREOGRAFIA DA MÚSICA "NEGRO LINDO".(ciclo 7ª E 8ª).
  8. JOGRAL E APRESENTAÇÃO EM FORMA DE CANTO DA MÚSICA "MUNDO NEGRO" E "ABRAÇO NEGRO"(2º A matutino).

TEXTOS

UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO.

NARRADOR: Um rei havia deixado de lado a sua rainha.

EUÁ- Logo serás rainha! Obá rainha YIÁ.

YIÁ- Fale baixo EUÁ! O vento leva as palavras.

NARRADOR: A rainha AKARA escuta toda a conversa entre as amigas. Após a saída de EUÁ e YIÁ, a rainha esbraveja:

AKARÁ : Matarei as duas cobras, elas não irão destruir meu amor por ONIRÉ.

EXÚ: Calma AKARÁ, tome essa faca e corte alguns fios da barba de ONIRÉ, então lhe darei esse amuleto.

AKARÁ: Pra que serve isso? Já tenho o que necessito, está faca basta para matar aquelas corais.

EXÚ: Escute! Esse amuleto fará ONIRÉ só ter amor por ti, caso mate as duas, ele irá encontrar mais amantes.

NARRADOR: AKARÁ fica pensativa e aceita seguir os conselhos do perverso EXÚ, ele sai contente tramando a próxima artimanha.

2º ATO. O Rei Oniré.

NARRADOR: ONIRÉ diverte-se com EUÁ e YIÁ, ao ver EXÚ as amigas saem com medo.

EXÚ: Cuidado ONIRÉ!

ONIRÉ: Nada temo, pois estou em meu reino.

EXÚ: Sua barba é bela e desperta o olhar de muitas mulheres.

ONIRÉ: Sou um grande guerreiro, sou um rei bondoso e justo,isso atrai a atenção das mulheres.

EXÚ: AKARÁ ainda vai lhe matar! Mulher traida é corte na jugular. Cuidado quando estiver dormindo Oniré.

NARRADOR: ONIRÉ fica desconfiado com as palavras que escutou e fica imaginando que mal AKARÁ pode fazer. E EXÚ sai mais uma vez rindo e tramando mais uma bagunça.

3º ATO- O principe OPÔ.

NARRADOR: O principe OPÔ treina as tropas ( obs:). Então aparece EXÚ e os soldados conseguem cercá-lo. Mas com um rodopiu de dedo ele derruba toda tropa e com um grito coloca o terror na mente dos soldados, que saem correndo horrorizados.

OPÔ: Pare EXÚ. O quer queres?

EXÚ: O exercíto inimigo aproxima-se . Seu pai pediu para reunir as tropas e fica atento para partir na madrugada.

OPÔ: Por que ele não veio pessoalmente?

EXÚ: Aqui há espiões, e o rei quer abater o inimigo em uma tocaia.

OPÔ: Farei o que ONIRÉ ordenou.

NARRADOR: A noite ONIRÉ e AKARÁ, vão para os aposentos, EUÁ e YIÁ também se recolhem, na madrugada a rainha acorda e pega a faca para cortar os fios da barba do rei.

ONIRÉ : Não irá matar-me traidora.

AKARÁ: Quero sua barba!

NARRADOR: Os gritos chamam a atenção e todos vão de encontro ao casal que está lutando.

OPÔ: Vai matar minha mãe?

ONIRÉ: Guardas o principe quer matar o rei.

NARRADOR: A confunsão foi geral a rainha mata EUÁ e fere YIÁ, ONIRÉ E OPÔ sangram feridos, os soldados feridos e outros agonizado no leito de morte, enquanto EXÚ se diverte observando a confusão.

SOLDADO: E Ê BABÁ.

OXALÁ: EXÚ sem termo tu vai sentir dor?( bate a espada nas costas de exú).

EXÚ: Pula faz cabriola e joga pemba.,

OXALÁ: Não adianta fugir coisa sem futuru pois eu vou lhe deter.

NARRADOR: Todos saudam OXALÁ, e a paz retorna. Ele cura os feridos e resgata os mortos, porém o senhor das encruzilhadas ainda continua aconselhando para o bem ou para o mal, cuidado com os conselhos do senhor das encruzilhadas, eles podem lhe trazer o mal.

A vida de Chris

Tárcio Havia um colégio de universitários para pessoas de classe media no Brasil em São Paulo, que dificilmente um pobre ou negro conseguia entrar nesse colégio ,

Nathiele: pois era um colégio para filhinhos de papai , chegou um dia que uma menina pobre conseguiu entrar neste colégio, e por incrível que pareça ela também era negra,

Tárcio : ela conseguiu entrar nesse colégio com suas melhores notas , logo quando os alunos perceberam a presença dessa menina chamada Chris, eles começaram a ter um certo preconceito com sua cor e também pelo fato dela ser pobre,

Nathiele : eles a criticavam bastante , só que ela não ligava muito para esse tipo de ignorância, mas percebendo isso daqueles alunos ela começou a dar o melhor de se para provar que as diferenças de cor de pele ou nível de classes não importa , que todos são capazes de alcançar o seu objetivo independente do que ele seja.

Tárcio : Os anos foram se passando mas nada mudava, eles sempre estavam tirando uma com a cara daquela pobre menina, e ela sempre se esforçando, mas ninguém acreditava no seu potencial,sempre desvalorizando o que ela fazia ,mas ela fazia de tudo para agradar a todos , hum pobre coitada se Deus não conseguiu agradar a todos quem seria ela pra conseguir isso,

Nathiele:mas ela sempre se mantía no caminho pra fazer tudo direito, já tinha um bom tempo que ela estava no colégio e nada mudava , já estava no último ano e ela sempre surpreendendo a todos com suas audaciosas notas, e então finalmente chegou o dia da sua formatura e com grande glória foi para sua formatura ,

Tárcio:chegando lá todos que fazer um pequeno depoimento quando fosse pegar o diploma e então chegou a vez de Chris , alguns já começavam a olhar diferente,um olhar de alegria e euforia,por uma pessoa como ela ter chegado a esse nível

Nathiele: e outras com um olhar de pena e desprezo , um olhar de preconceito , e então ela sobe ao púbico e pega o microfone e fala há todos com uma voz de liberdade

Tárcio: ”eu vou apenas fazer uma pergunta, por que o preconceito com a cor da pele se por dentro somos todos iguais?” não teve um que conseguisse responder , todos ficaram calados

Nathiele:e logo se conscientizaram que aquilo que eles estavam fazendo estava errado, todos estavam arrependidos e queriam pedir desculpas para aquela menina negra,

Tárcio:só quê... aquela menina negra não estava mais por ali , tinha ido para EUA e ter uma vida melhor, e então todos ficaram com suas consciências pesadas sem poder tirar aquele peso que os oprimiam.

OFICINA DE INICIAÇÃO À CAPOEIRA DO CDEAT.

COORDENADOR: PROFESSOR RICARDO SILVA 11363052 2 SEC-BA.

COLABORADOR: CRISTIANO BRITO (PROFESSOR PRETTO).

ALUNOS COLABORADORES: EMERSON, EDCARLOS, HUGO, EDNILSON, JEFERSON. CLERIO (SAPINHO), JOELSON, JOILSON, TAIRONE.

PERIODO: 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2010.

HORARIOS: 08h00min ÀS 12h00min MATUTINO. 14h00min ÀS 18h00min VESPERTINO. 19h30min ÁS 22h20min.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.

MATUTINO. 25/11/2010

18 E 19 DE NOVEMBRO: INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES

08h00min HORAS: ABERTURA- ESCLARECIMENTO DOS OBJETIVOS DESTA ATIVIDADE, APRESENTAÇÃO DOS COLABORADORES, BREVE RESUMO DO CRONOGRAMA HISTORICO DA CAPOEIRA.

08h30min: APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA CAPOEIRA, OS TIPOS DE TOQUE DO BERIMBAU, DO PANDEIRO E DOS DEMAIS INSTRUMENTOS.

09h50min ÀS 10h00min LANCHE.

10h05min – CANTOS E POESIAS QUE SÃO UTILIZADAS NO JOGO DA CAPOEIRA.

10h45min- MOVIMENTOS DO JOGO DE ANGOLA.

11h45min ÀS 12h00min PEQUENA RODA.

VESPERTINO. 25/11/2010

13h30min ÀS 14h00min- ABERTURA- ESCLARECIMENTO DOS OBJETIVOS DESTA ATIVIDADE, APRESENTAÇÃO DOS COLABORADORES, BREVE RESUMO DO CRONOGRAMA HISTORICO DA CAPOEIRA.

14h05min ÀS 14h50min- APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA CAPOEIRA, OS TIPOS DE TOQUE DO BERIMBAU, DO PANDEIRO E DOS DEMAIS INSTRUMENTOS.

14h50min ÀS 15h00min LANCHE.

15h05min ÀS 15h40min- CANTOS E POESIAS QUE SÃO UTILIZADAS NO JOGO DA CAPOEIRA.

15h50min ÀS 17h20min- MOVIMENTOS DO JOGO DE ANGOLA.

17h30min ÀS 18h00min- PEQUENA RODA.

MATUTINO. CRONOGRAMA. 26/11/2010.

08h00min ÁS 09h00min O QUE É MACULÊLÊ? INSTRUMENTOS USADOS NESTA ATIVIDADE. MOVIMENTOS DESTA ATIVIDADE.

09h05min ÀS 09h45min- DIVISÃO DAS TURMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MACULÊLÊ.

09h50min ÀS 10h00min LANCHE.

10h05min ÀS 10h50min MOVIMENTOS DA CAPOEIRA REGIONAL

11h00min ÀS 11h30min MISTURAS DE MOVIMENTOS DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL.

11h40min ÁS 12h00min PEQUENA RODA.

VESPERTINO 26/11/2010.

13h30min ÀS 14h50min- O QUE É MACULÊLÊ? INSTRUMENTOS USADOS NESTA ATIVIDADE. MOVIMENTOS DESTA ATIVIDADE. DIVISÃO DAS TURMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MACULÊLÊ.

14h50min ÀS 15h00min- LANCHE.

15h05min ÀS 16h00min- MOVIMENTOS DA CAPOEIRA REGIONAL

16h10min ÀS 16h50min- MISTURAS DE MOVIMENTOS DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL.

17h00min ÀS 18h00min- FINALIZAÇÃO GRANDE RODA COM TODOS OS PARTICIPANTES DO TURNO MATUTINO E VESPERTINO.

NOTURNO. 25/11/2010.

19h30min ÀS 22h20min - ABERTURA- ESCLARECIMENTO DOS OBJETIVOS DESTA ATIVIDADE, APRESENTAÇÃO DOS COLABORADORES, BREVE RESUMO DO CRONOGRAMA HISTORICO DA CAPOEIRA.

APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA CAPOEIRA, OS TIPOS DE TOQUE DO BERIMBAU, DO PANDEIRO E DOS DEMAIS INSTRUMENTOS.

CANTOS E POESIAS QUE SÃO UTILIZADAS NO JOGO DA CAPOEIRA.

MOVIMENTOS DO JOGO DE ANGOLA. PEQUENA RODA.

NOTURNO. 26/11/2010.

19h30min ÀS 22h20min- O QUE É MACULÊLÊ? INSTRUMENTOS USADOS NESTA ATIVIDADE. MOVIMENTOS DESTA ATIVIDADE. DIVISÃO DAS TURMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MACULÊLÊ. MOVIMENTOS DA CAPOEIRA REGIONAL, MOVIMENTOS DA CAPOEIRA REGIONAL

MISTURAS DE MOVIMENTOS DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL.

FINALIZAÇÃO GRANDE RODA COM TODOS OS PARTICIPANTES DA OFICINA MAIS CONVIDADOS DOS TURNOS ANTERIORES.

OBJETIVOS DA PROGRAMAÇÃO.

“Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais.”

“Compreender os diversos significados da capoeira como cultura e afirmação da nossa identidade étnica”

JUSTIFICATIVA.

“Na busca de síntese criativa, a questão não é o próximo movimento da peça dentro do jogo institucionalizado. A questão é se um novo jogo pode ser jogado.” (RUBEM ALVES).

A luta regional baiana, mais conhecida como CAPOEIRA (expressão luso indígena para mato rasteiro), é mais que uma luta ou uma dança. Essa tradição cultural dos nossos antepassados é uma maneira diferenciada de proporcionar nossos alunos com ritmos, leitura de textos e músicas, além de fomentar a criação de movimentos. Pois o jogo da capoeira para muitos praticantes é um dialogo onde o feedback é necessário para que não haja um desequilíbrio nem um trauma para algum dos agentes desta comunicação. Nossa U.E. Possui praticantes de capoeira, e unindo “a fome com a vontade de comer” eu Ricardo Silva Oliveira mat.: nº 11363052 2 SEC-BA, juntamente com o professor PRETTO (Cristiano Brito), unimos nossas idéias e resolvemos planejar e experimentar essa atividade, pois essa coincide com o “novembro negro” projeto pedagógico criado pela secretária estadual de educação, no qual nossa U.E (CDEAT POTIRAGUÁ) vai inserir atividades de diferentes como: Estudos sobre a origem da capoeira “Mandinga em Manhattan” documentário onde conta a história da luta regional baiana e sua expansão pelo mundo, coreografias utilizando músicas de influência afro (mundo negro ilê ayiê), desfile e escolha da beleza negra da nossa escola, estudo de textos relacionados á influência da cultura afro no nosso cotidiano, apresentações coreográficas e teatrais.

METODOLOGIA.

DIA 1- 25/11/2010.

A oficina contará na abertura com a sensibilização e a provocação sobre o tema: “Onde nasceu a capoeira?” Essa resposta será dada após a turma ter assistido parte do documentário GINGA EM MANHATTAN.

A parte relacionada ao ensino dos ritmos “manuseio com os instrumentos: Berimbau, pandeiro, chocalho, agogô, reco-reco, caxixi, será trabalhada com manuseio dos instrumentos pelos alunos os colaboradores facilitadores irão demonstrar com são os “toques” e os participantes terão um tempo para manusear os instrumentos. Depois os participantes irão praticar o canto e a interpretação das poesias referentes ao jogo da capoeira.

Na terceira parte da oficina serão praticados os movimentos básicos da capoeira de angola, sempre na ordem: 1º demonstração depois execução, os participantes formaram duplas, e irão praticar os movimentos. Os praticantes deverão criar a melhor forma de sincronia entre os movimentos. Pois eles devem criar um “diálogo” seqüenciar os movimentos de maneira ritmada e coreografada. Com a finalização do dia os praticantes irão participar de uma roda de capoeira.

Dia 2- 26/11/2010.

MACULÊLÊ- Breve esclarecimento sobre essa manifestação cultural, os elementos de maculêlê. O manuseio com os bastões da dança, movimentos e cantos da capoeira regional baiana, fusão de movimentos entre o jogo de angola e o jogo regional. A culminância será com uma roda incluindo os participantes do turno específico. Sempre na seguinte ordem: Execução dos movimentos, observação e correção, atividade realizada em grupos com os colaboradores ajudando no facilitar dos praticantes, os praticantes estarão divididos em grupos, onde cada grupo fará seus ensaios para depois formamos uma única apresentação. Isso tanto com o maculêlê quanto com a fusão dos jogos da capoeira. Tendo a culminância em uma grande roda de capoeira com todos os participantes.

AVALIAÇÃO DA OFICINA.

Os participantes receberão o seguinte questionário:

QUESTIONAMENTOS:

A atividade realizada foi? ( ) boa ( ) satisfatória ( ) insatisfatória

Os conhecimentos foram passados de forma clara e bem elaborados?

( ) SIM ( ) NÃO.

Os instrumentos (filmes, instrumentos musicais, bastões), foram mostrados de forma simplificada e de fácil entendimento? ( ) SIM ( ) NÃO.

Qual classificação você pode conceder aos facilitadores e colaboradores quanto ao domínio dos conteúdos demonstrados?

( ) BOM ( ) SATISFATÓRIO ( ) INSATISFATÓRIO.

Você concorda com a inclusão da capoeira no currículo escolar da disciplina Ed. Física? ( ) SIM ( ) NÃO.

Qual valor você pode dá para a atividade feita? (0 à 10)

Sua participação durante a atividade foi?

( ) BOA ( ) REGULAR ( ) INSATISFATÓRIA.

Qual pratica da cultura corporal você gostaria que fosse oferecida na sua es cola?

OBS:Após o recebimento dos questionários os facilitadores devem tabular as questões e formular um relatório avaliativo. Esse deve as observações a respeito da atividade executada, mostrando os pontos negativos e positivos da oficina

Tabela de freqüência. MATUTINO

ALUNO

DIA: 25/11

DIA: 26/11

Hugo Oliveira 8ª A

P

P

Jeferson Costa 8ª A

P

P

Edenilson Costa 5ª B

P

P

Ataniel F. Santos 2º A

F

F

Jackson Moreira 2º A

F

F

Isaac Silva 1º A

P

P

Igor Costa 7ª A

P

P

Danilo Vieira 7ª A

P

P

Samuel Prado 7ª A

P

P

José Mario Lopes 7ª A

P

P

Geybson Macêdo 8ª A

P

P

Fabiano Costa 7ª A

P

P

Rafael Gomes 8ª A

P

P

Elenilton Santos 8ª A

P

P

Tainá Costa 5ª A

P

P

Pedro Henrique 5ª A

P

P

Icaro Reis 5ªA

P

P

Katiele Nascimento 5ª A

P

P

Izabel Souza 5ª A

P

P

Felipe Novais 5ª A

P

P

Charles Santos 5ª A

P

P

Gabriel Santos 5ª A

P

P

Gabriele Lima 5ª A

P

P

João Victor Oliveira 5ª A

P

P

Carlos Germano 5ª A

P

P

Lucimarly Santos 5ª A

F

F

Márcia Santos 5ª C

P

P

Adriele Ferreira 5ª C

P

P

Ana Shara 7ª A

P

P

Ludmila Oliveira 7ª A

P

P

Wellerson Rocha 7ª A

P

P

Geysilane dos Santos 7ªA

P

P

Bianca Oliveira 7ª A

P

P

Fernando Guedes 2º A

P

P

Silas Peixoto 2º A

P

P

Iago Oliveira 6ª A

P

P

Caio Brito 6ª A

P

P

Fernanda Carolina 7ª A

P

P

Thainá Rocha 7ª A

P

P




FREQUÊNCIA VESPERTINO:

ALUNO

DIA 25/11

DIA 26/11

Alef Silva Melo 6ª C

P

P

Fabrício Ferreira 6ª C

P

P

Renato Borges 6ª C

P

P

Danilo Alves 6ª C

P

P

Maick Ribeiro 6ª C

P

P

Romário de Jesus 6ªC

P

P

Jaine7ª e 8ª.

P

P

Silvia Helen 3ºA

F

F

Janete Ferreira 3ºA

F

F

Sanara Dutra 3º A

F

F

Rhuama Thame 3ºA

F

F

Rodolfo Prado 1º C

P

P

Marcos Suel 5ª e 6ª

P

P

Danilo S. Santos 1ºC

P

P

Juliane Santos 1º C

P

P

Sabrina Moura 1º C

P

P

Rafael Almeida 1º C

P

P

Sirlisney Campos 1º C

P

P

Charles Ribeiro 1º C

P

P

Ed’Carlos Costa 1º B

P

P

Mateus Oliveira 1º C

P

P

Danilo Oliveira 1º C

F

F

Vanderley Santos 5ª e 6ª

P


Marta Almeida 5ª e 6ª

P

P

Maisa Silva 5ª e 6ª

P

P

Thiago Santos 7ª e 8ª

P

P

Kerollaynne Souza 3ºA

F

F

FREQUÊNCIA NOTURNO.

ALUNO

DIA 25/11

DIA 26/11

Fernando Coelho 1º E

F

F

Clerio Santos 1º E

P

P

Maycon 1º E

P

P

Welton Novais 1ºD

P

P

Tarcio Oliveira 7ª e 8ª

P

P

Tairone Pereira 1ºD

P

P

Joelson 1º D

P

P

Tailon 1º D

P

P

Ricardo Jânio 7ª e 8ª

P

P

David 5ª e 6ª

P

F

Tarcisio Pereira 8ª B

P

P

Fernanda 8ª B

P

F

Sérgio Sousa 8ª B

P

P

Eliene Francisca profª

F

F

Joilton.

F

F




























MATERIAIS.

CAIXA DE SOM, CPU, APARELHO DE DVD, TV PEN DRIVE, 3 ALICATES, 2 MARTELOS, 4 METROS DE ARAME DE FERRO LISO.

MATERIAIS DE CRISTIANO BRITO.

CD DE MÚSICAS DE CAPOEIRA, BERIMBAUS E MATERIAIS QUE ENTRAM NA CONSTITUIÇÃO DO INSTRUMENTOS, PANDEIROS, ATABAQUE, INDUMENTÁRIAS DO CAPOERISTA.

PONTOS POSITIVOS:

A participação dos alunos durante as atividades: Oficina de capoeira, das coreografias e das criações de texto, de poesias, das expressões orais(canto e teatro). Destaque para: SILAS, DERNEVALDO, ANDREIA(2º A), Ana Shara, Fabiano, Samuel, Adriana, Ludimila, Fernanda Costa, Igor,Danilo, Miquele, Wellerson (7ª A matutino). Tárcio, Natiele, Renato, Lizandra, Thiago, Janábia, Liz, Jaine, Daniela I (ciclo 7ª e 8ª o fusquinha envenenado), o apoio dos gestores da nossa escola, a boa vontade do professor PRETTO, e de seus auxiliares(Ed' Carlos, Emerson, Edenilton, André, Tailon, Clério, Tarcisio. Enfim a participação de todos e a vontade de aprender os conteúdos relacionados com a cultura negra. Posso afirmar que as atividades que eu: RICARDO SILVA OLIVEIRA MAT:11363052 2, planejei e ajudei coordenar colaboraram para a obtenção de informações, para o debate e para provocar o pensar do aluno a respeito das tradições culturais africanas, essas tradições que são deixadas de lado e que hoje é obrigatória por lei 10639/03.

PONTOS NEGATIVOS:


A falta de respeito e de conhecimento por parte de muitos educadores com a lei 10639/03, o descaso com o resgate das tradiçoes culturais africanas, o uso da semana que deveria ser trabalhado temas relacionados a consciência negra, serviu para revisar e aplicar avaliações para muitos "educadores". O não cumprimento do que foi confirmado em reunião, a não execução dos projetos mirabolantes idealizados por alguns "gogozeiros de plantão", o continuismo do analfabetismo cultural (preconceito com as tradições africanas). 72% das turmas do vespertino não tiveram a oportunidade de apresentar devido a desorganização dos coordenadores "responsaveis". A falta de um espaço mais amplo e coberto para as apresentações, pois novamente a chuva e o sol atrapalharam o andamento da oficina de capoeira, e das apresentações.



Um comentário:

  1. O QUE EU MAIS GOSTEI FOI A ATIVIDADE SOBRE COMCIENCIA NEGRA PQ EU E OS MEUS COLEGAS APRESENTAMOS UMA PEÇA SOBRE UM BRICADEIRA DE MAL GOSTO E TAMBEM DAS DANÇAS TAMBEM OQUE EU ACHEI TAO IMPORTANTE FOI VER O PROFESSOR RESPONSAVEL FASER A PEÇA E AS DANÇAS :UMBIGADA ,AFRO BAIANO,E DANÇA DA ZEBRA SUPER LEGAL

    ResponderExcluir