Translate

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BANDEIRINHA.







DEFINIÇÃO I.

Os alunos são divididos em duas equipes com mesmo número de pessoas. Cada um fica com um lado da quadra ou espaço reservado para Educação Física. Na linha de fundo de cada lado é colocada uma bandeira (simbolizada por algum objeto portável). O objetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua, atravessando o campo adversário e correndo sem ser pego (colado). Os jogadores presos no campo adversário só poderão serem libertados através do toque de um de seus companheiros de time.
Enquanto parte do time se dedica à conquista da bandeira do outro, o resto fica incumbido de proteger a sua própria bandeira, evitando que os adversários cheguem até ela, e de vigiar os presos (colados), para que seus colegas não os libertem (descolarem).
O jogo acaba quando um dos times conseguir trazer para seu campo a bandeira do adversário.


DEFINIÇÃO II.

Brincadeira de criança, como é bom… Melhor ainda quando as brincadeiras ensinam as crianças noções de estratégia e trabalho em equipe, como é o caso do jogo Pique-Bandeira, também conhecido como bandeira, bandeirinha, bimbarra e rouba bandeira.

O jogo tem como objetivo fazer com que as equipes tracem estratégias para pegar a bandeira no campo do time adversário. Para isso, é necessário ter quatro ou mais participantes – sempre em número par para que sejam divididos em duas equipes com número igual de jogadores.

O local da brincadeira pode ser uma quadra, campo ou até mesmo uma rua sem trânsito. O material necessário são duas bandeiras (ou algum outro objeto que simbolize a bandeira) e giz para desenhar o campo dos dois times.

Para começar a brincadeira, os participantes são divididos em duas equipes, uma em cada lado da quadra e as bandeiras são fincadas na linha de fundo de cada campo. Para pegar a bandeira do outro time, os jogadores devem atravessar seu campo correndo, tomando cuidado para não serem capturados pelos seus adversários. Caso isso ocorra, o jogador capturado ficará preso próximo à bandeira, até que os jogadores do seu time consigam tocá-lo e libertá-lo.

Além de tentar pegar a bandeira adversária, o time também tem que se preocupar em proteger sua própria bandeira, para que não seja roubada. Ganha o time que conseguir pegar a bandeira adversária e levar para o seu próprio campo. Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário