Translate

sábado, 31 de março de 2012

Politicas de saúde pública no Brasil.

Poste seu comentário à respeito do documentário que foi exibido hoje 31/03/2012.
Quais conquistas a população brasileira teve sobre o tema saúde pública?
Postem os pontos positivos e negativos observados no documentário.
As dúvidas podem ser compartilhadas neste espaço.

domingo, 18 de março de 2012

Greatest Fear-Marianne Williamson. MAIOR MEDO.

"Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Our deepest fear is that we are powerful beyond measure. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além da medida. It is our light, not our darkness that most frightens us. É a nossa luz, não nossa escuridão que mais nos apavora. We ask ourselves, Who am I to be brilliant, gorgeous, talented, fabulous? Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso? Actually, who are you not to be? Na verdade, quem você não está a ser? You are a child of God. Você é um filho de Deus. Your playing small does not serve the world. Fazer papel pequeno não serve ao mundo. There is nothing enlightened about shrinking so that other people won't feel insecure around you. Não há iluminação em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguros ao seu redor. We are all meant to shine, as children do. Somos todos feitos para brilhar, como fazem as crianças. We were born to make manifest the glory of God that is within us. Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós. It's not just in some of us; it's in everyone. Não é apenas em alguns de nós, está em todos. And as we let our own light shine, we unconsciously give other people permission to do the same. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. As we are liberated from our own fear, our presence automatically liberates others. ” E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros. "

E QUAL É O SEU MAIOR MEDO?


sexta-feira, 16 de março de 2012

YOTÉ.


"Yoté: o jogo da nossa história é um jogo de estratégia dos povos africanos, que pode ser praticado por dois ou mais jogadores (as) e é encontrado em vários países da África Ocidental, tais como Senegal, Guiné e Gâmbia. Constitui-se em material didático que busca resgatar a história dos negros e sua contribuição aos diversos setores da sociedade brasileira.

Destinado a todas as crianças, especialmente àquelas que estão em áreas de remanescentes de quilombos, o jogo conta a vida e a obra de personagens brasileiros, a exemplo de Chiquinha Gonzaga, Mãe Menininha, Pixinguinha e Zumbi dos Palmares. Além disso, abre a possibilidade de incluir personagens da própria localidade onde será utilizado e apresenta uma série de atividades pedagógicas e dicas para os professores trabalharem vários conteúdos no dia-a-dia da sala de aula.
Todas essas ações conjugadas são fundamentais para a implementar a Lei 10.639/03, que altera a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), instituindo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, e para criar as condições necessárias para a formação de gestores e professores envolvidos na educação das relações étnico-raciais.

Dessa forma, a velha etiqueta das relações raciais, ainda fundamentada em padrões discriminatórios, pode ser revista e reestruturada conforme os valores da igualdade, da liberdade, da pluralidade e da participação de todos (as) os (as) cidadãos (ãs)."
Maria Lúcia de Santana Braga.


O jogo: O Yoté é um jogo matemático de confronto entre dois jogadores. De origem africana e classificado entre os melhores jogos de tabuleiro do mundo, este jogo desenvolve o raciocínio e a observação. As suas regras, apesar de simples, permitem uma grande variedade de movimentos e jogadas que originam mudanças repentinas no decorrer da partida. Demanda aos jogadores um pensar atento para desenvolver estratégicas rápidas e criativas, desde o posicionamento da primeira peça até à percepção de que se ganhou ou perdeu a partida. A Luduscience ofereceu o jogo Yoté a cada um dos participantes da final do 7º Campeonato Nacional de Jogos matemáticos cegos e de baixa visão.
Classificação: Jogo matemático.
Composição: Madeira.
Material:Tabuleiro de 30 casa (6 por 5); 12 peças lisas e 12 peças perfuradas.
Objectivo:Capturar ou bloquear todas as peças do adversário. Vence aquele que capturar todas as peças do adversário ou as bloqueia de forma a não haver possibilidade de movimentos. Se ambos os jogadores ficarem com 3 peças ou menos no tabuleiro, a partida termina empatada.

REGRAS:
1. O jogo começa com o tabuleiro vazio e os jogadores colocam, alternadamente, uma a uma, as peças no tabuleiro.
2. Os movimentos são horizontais ou verticais sempre para uma casa vizinha.
3. O movimento de colocação pode ser substituído pela caminhada de uma peça para uma casa vizinha
4. Saltando sobre a peça do adversário, o jogador efetua a captura (somente uma peça pode ser saltada na jogada).
5. O jogador que faz a captura tem uma vantagem: ao invés de retirar a peça saltada, pode retirar uma outra peça qualquer adversária do tabuleiro.
6. Quando as peças estiverem em número tão reduzido sobre o tabuleiro, não sendo mais possível fazer capturas, o vencedor é aquele que capturou o maior número de peças.

quarta-feira, 14 de março de 2012

PARADA GERAL.

Paralisação da classe de educadores, propondo um aumento de salário, será que apenas a adição de um valor irá transformar a qualidade de ensino na educação? Se vc respondeu que sim, é melhor vc repensar seus conhecimentos à respeito da EDUCAÇÃO. Segundo dados, o professor brasileiro é aquele que tem maior carga de trabalho em sala de aula, de 20 horas ele tem apenas 6 horas para planejar, o ideal é de 50% da carga horária para o planejar(projetar, estruturar), temos carência de uma coordenação pedagógica, de um serviço de orientação estudantil, carência na composição do corpo docente de muitas escolas, são utilizados contratados, esses, muitas vezes sem um preparo pedagógico que condiz com a realidade. Falta para os professores uma voz de verdade pois nós podemos escolher os gestores escolares , mas temos que engolir as indicações de partidos políticos que usam os empregos da área educacional como moeda de troca. ELEIÇÕES DIRETAS PARA REPRESENTANTES DAS DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO. NORMALIZAÇÃO DO QUADRO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS. MELHORIA DOS ESPAÇOS FÍSICOS E DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO. EXTINÇÃO DE CONTRATOS TEMPORÁRIOS E EFETIVAÇÃO DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS E LICENCIADOS PARA A DISCIPLINA. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS, APOIO MAIOR AO COLEGIADO ESCOLAR E AO GRÊMIO ESTUDANTIL, AUMENTO DA TAXA DO PIB QUE É DIRECIONADA À EDUCAÇÃO. MAIOR AUTONOMIA PARA AS ESCOLAS, TRANSPARÊNCIA NAS AÇÕES, CUMPRIMENTO DE PROMESSAS(CADÊ O AUMENTO QUE O GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA E SEUS COLIGADOS BRADARAM TANTO, TEM GRAVADO NA TV EDUCATIVA A DECLARAÇÃO DA 1ª DAMA NO FACE DE 2011), NÃO APAGUEM POIS EU TENHO GRAVADO NO MEU PEN DRIVE. TUDO ISSO É MOTIVO PARA PARALISAR.

Mas se vc continuar achado que 22% de aumento irá melhorar a situação, é melhor vc pensar mais e conferir essa tese: Maior salário obviamente maior contribuição para o sindicato, mais dinheiro no sindicato obviamente mais dinheiro para financiar a campanha dos políticos sindicalistas ou sindicalistas políticos. O aumento deste só será bom para as igrejas e sindicatos a qualidade no ensino será a mesma, eu ainda vou continuar recebendo educandos com problemas na alfabetização e no domínio de habilidades referentes ao seu estágio de aprendizagem. Façamos uma greve de verdade, a greve para erradicar do nosso país os FDPS, que desviam recursos públicos, que ganham além do que realmente rendem.
Os educadores não podem ser usados como marionetes para conseguir favores.
Hoje eu parei e vou continuar até a sexta, semana que vem eu vou repor as aulas perdidas. descanso impossível pois irei aproveitar para realizar meu planejamento. afinal tenho que trabalhar 200 dias letivos, como eu queria trabalhar pouco e ganhar muito(hoje em dia em nosso país só político, pois até ladrão tem que planejar, e politico rouba e esculhamba e ninguém faz nada pois a imunidade politica e a renuncia abrem espaço para sempre estarem transitando), como eu espero um dia escutar:
EXTRA! CARROS BOMBAS EXPLODEM EM BRASÍLIA E NAS PRINCIPAIS CIDADES DO NOSSO PAÍS CARREGADOS DE UMA NEUROTOXINA QUE CAUSA A MORTE INSTANTÂNEA DE POLÍTICOS CORRUPTOS.
Como seria bom escutar essa notícia. Iria sobrar tanto dinheiro. AUMENTO SALARIAL, AUMENTO DO TEMPO DE PLANEJAMENTO, MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO, MAIS INSTRUMENTOS , MAIOR AUTONOMIA PARA AS ESCOLAS, MELHORIA DOS ESPAÇOS FÍSICOS ESCOLARES. POR ISSO EU PROTESTO, pois acredito que esses fatores poderão transformar para melhor a qualidade de ensino que é oferecida a classe estudantil. RICARDO SILVA 113630522. ("A GENTE NÃO QUE SER COMIDA , QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE").

"Todo homem tem direito
de pensar o que quiser
Todo homem tem direito
de amar a quem quiser
Todo homem tem direito
de viver como quiser
Todo homem tem direito
de morrer quando quiser

Direito de viver
viajar sem passaporte
Direito de pensar
de dizer e de escrever
Direito de viver pela sua própria lei
Direito de pensar de dizer e de escrever
Direito de amar,
Como e com quem ele quiser

A lei do forte
Essa é a nossa lei e a alegria do mundo
Faz o que tu queres ah de ser tudo da lei
Fazes isso e nenhum outro dirá não
Pois não existe Deus se não o homem
Todo o homem tem o direito de viver a não ser pela sua própria lei
Da maneira que ele quer viver
De trabalhar como quiser e quando quiser
De brincar como quiser
Todo homem tem direito de descansar como quiser
De morrer como quiser
O homem tem direito de amar como ele quiser
De beber o que ele quiser
De viver aonde quiser
De mover-se pela face do planeta livremente sem passaportes
Porque o planeta é dele, o planeta é nosso.
O homem tem direito de pensar o que ele quiser, de escrever o que ele quiser.
De desenhar, de pintar, de cantar, de compor o que ele quiser
Todo homem tem o direito de vestir-se da maneira que ele quiser
O homem tem o direito de amar como ele quiser, tomai vossa sede de amor, como quiseres e com quem quiseres
Há de ser tudo da lei
E o homem tem direito de matar todos aqueles que contrariarem a esses direitos
O amor é a lei, mas amor sob vontade
Os escravos servirão."(A Lei, Raul Seixas).

sábado, 10 de março de 2012

AVISO! 6º E 7º ANO

BOA! BUSQUE NEESTE BLOG, NESTAS DATAS ABAIXO, AS SEGUINTES BRINCADEIRAS E JOGOS.

5 MARIAS QUARTA FEIRA, 26/01/2011.
AMARELINHA QUARTA FEIRA, 26/01/2011.
ELÁSTICO SEGUNDA FEIRA 31/01/2011.
DODGEBALL 07/01/2011.

BOA PESQUISA! RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
QUAL VC JÁ PRATICOU NA ESCOLA?

EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE ESSAS BRINCADEIRAS?
DESAFIO: CITE AS DIFERENÇAS QUANTO: INSTRUMENTOS USADOS, TEMPO E NÚMERO DE PARTICIPANTES. BOA PESQUISA E BOA AVALIAÇÃO.

OBS: CUIDADO COM COMENTÁRIOS IGUAIS, SERES HUMANOS SÃO ÍMPARES EM DESCREVER.

sexta-feira, 9 de março de 2012

DANÇAS 8º E 9º. 2012.

O Samba de Roda, no Recôncavo Baiano, designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba é praticado principalmente, na região do Recôncavo. Mas o ritmo se espalhou por várias partes do país, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, já na sua condição de Distrito Federal, se tornou conhecido como a capital mundial do samba brasileiro, porque foi nesta cidade onde o samba evoluiu, adquiriu sua diversidade artística e estabeleceu, na zona urbana, como um movimento de inegável valor social, como um meio dos negros enfrentarem a perseguição policial e a rejeição social, que via nas manifestações culturais negras uma suposta violação dos valores morais, atribuindo a elas desde a simples algazarra até a supostos rituais demoníacos, imagem distorcida que os racistas atribuíram ao candomblé, que na verdade era a expressão religiosa dos povos negros, de inegável importância para seu povo.


Com a modernização e urbanização do samba, vieram então vários nomes. Em 1916, veio o primeiro samba gravado em disco, Pelo Telefone, pelo cantor e compositor Donga, e, ao longo do tempo, vieram outros cantores e autores de sambas: Ataulfo Alves, Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, entre tantos outros.

Dos ritmos derivativos do samba, o mais controverso foi o da Bossa Nova, na década de 1950. Lançada por artistas como Antônio Carlos Jobim e João Gilberto (este, baiano de Juazeiro, o inventor do ritmo tocado no violão), a Bossa Nova é acusada pelo historiador da música brasileira, José Ramos Tinhorão, de ter se distanciado da evolução natural do samba e se limitar apenas a aproveitar parte de seu ritmo para juntá-lo à influência do jazz e dos standards (a música popular cinematográfica de Hollywood, cujo maior ídolo foi Frank Sinatra). Os defensores da Bossa Nova, no entanto, embora reconheçam que o ritmo pouco tenha a ver com a realidade das favelas cariocas (por sinal, removidas dos principais bairros da Zona Sul pelos governos estaduais nos anos 50 e 60), no entanto afirmam que a BN contribuiu inegavelmente para o enriquecimento da música brasileira e para o reconhecimento do samba no exterior.


A manifestação cultural, na sua forma contemporânea, está presente em obras de compositores baianos como Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso. Nos anos 1980, o Samba foi representado por nomes como Zeca Pagodinho e Dudu Nobre. A partir do final dos anos 1990 o Pagode também começou a sofrer a decadência e como a história do samba tem demonstrado que, sempre que um gênero começa a perder popularidade, novas formas de se produzi-lo aparecem e mantêm o Samba a principal forma de harmonia musical brasileira, mesmo que sempre se modificando por novas influências. Assim, recentemente este tem se apresentado pela forma do Samba-reggae, o mais novo gênero, que traz todas as influências do passado e ao mesmo tempo inova com a evolução da Guitarra como elemento de corda subustitutivo do cavaquinho

O samba teve início por volta de 1860, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca.

A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto. Considerado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial. O ritmo e dança teve sua candidatura ao Livro do Tombo (que registra os patrimônios protegidos pelo IPHAN) lançada em 4 de outubro de 2004, e, depois de ampla pesquisa a respeito de sua história, o samba-de-roda foi finalmente registrado como patrimônio imaterial em 25 de novembro de 2005, status que traz muitos benefícios para a cultura popular e, sobretudo, para a cultura do Recôncavo Baiano, berço do samba-de-roda.

Gravações de samba de roda estão à disponibilidade nas vozes de Dona Edith do Prato, natural de Santo Amaro da Purificação, ama de leite dos irmãos Velloso, e amiga de Dona Canô. Dona Edith tocava música batendo faca num prato, do que provém o apelido e sua música ainda é respeitada. O CD Vozes da Purificação contém sambas de roda, na maioria de domínio público, cantados por Dona Edith e o coral Vozes da Purificação.

Outra cantora está fazendo grande sucesso baseada no samba de roda e na cultura popular do Recôncavo: é Mariene de Castro, com o CD Abre Caminhos, no que interpreta músicas de Roque Ferreira e outros compositores, com arranjos onde é possível apreciar o profundo conhecimento da cantora. Mariene já cantou com Daniela Mercury, Beth Carvalho e outros.




FORRÓ, segundo o filólogo pernambucano Evanildo Bechara é uma variante do antigo galego-português forbodó, relacionando o termo a farbodão, do francês faux-bourdon, que teria a conotação de desentoação. O elo semântico entre fabordão e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey, na região noroeste da Península Ibérica (Galiza e norte de Portugal), onde "a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodo".

Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" ou ainda "forrobodão" (nomes dos quais deriva "forró") já em fins do século XIX.

O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Dantas e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos anos 1970, surgiram, nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forró". Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.

Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.


O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário:

O forró nordestino é executado com mais malícia e sensualidade, o que exige maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos desse estilo são a levantada de perna e a testada (as testas do par se encontram), também conhecido pelo termo "Cretinagem".

O forró universitário possui mais evoluções. Os passos principais são:

  • dobradiça - abertura lateral do par;
  • caminhada - passo do par para a frente ou para trás;
  • comemoração - passo de balançada, com a perna do cavalheiro entre a perna da dama;
  • giro simples;
  • giro do cavalheiro;
  • oito - o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro.


O MARACATU. É um ritmo tradicional do nordeste do Brasil. Nas cidades Recife e Olinda, no coração do estado de Pernambuco, o maracatu desenvolveu-se a mais de 400 anos da musica e tradição das escravos proveniente da Africa.

De saída do Porto Novo, os Português exportavam do reino Dahomey com a capital Abomey (hoje Benin) membros das tribos das Fon, Nagô, Yoruba, Adja, Ewes e Minas. Com as escravos vem tambem os cultos do vudu (Orixa na lingua Yoruba) para América do Sul.
Misturado com as religiãos das tribos da Africa central desenvolveu-se o Candomblé. A maioria dos cantos e preces do Brasil até Haiti e Cuba estão até hoje en Yoruba, Nago ou Goun, outra lingua da Africa do leste. Para os português "Kongo" fiquei uma denominação semplificada.

(mais informações da Pierre Fatumbi Verger)

A palavra Maracatu denominava uma reunião barulhento de homem negros ou mulatos e tenhava uma intonação negativa. No tempo de carnaval tenho dado permissão aos escravos de viver em publico seus tradições e religião. Aí eles celebravam a coroação do rei e da rainha.

Vestido com as roupas barrocas descartadas das Portuguêses as integrantes do desfile formavam a corte para o rei e a rainha: principe e princesa, duque e duquesa, barão e baronesa, embaixador, porta estan-darte, porta sombrinha, batuqueiros, damas da corte e damas de passo, a primeira dama da corte, que, durante o defiles, leva a boneca -chamada calunga- que simbolisa as rainhas mortas.

Desde o século 17 o maracatu é tocado mais ou menos como hoje: O gongue faz o ritmo, as caixas, tambores de guerra, formão o tapete de ritmo com os ganzas e shekere e as alfaias, os tambores de madeira, que tocão os toques differentes, -variações do ritmo.

Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto. Distingue-se do Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado, em organização, personagens e ritmo.

O Maracatu Rural mais antigo é o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1898 e a sede permanece no mesmo lugar, no Engenho do Cumbe, Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco.

O Maracatu Rural significa para seus integrantes algo a mais que uma brincadeira: é uma herança secular, motivo de muito orgulho e admiração. É formado por pessoas simples, principalmente por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, também bordam golas de caboclo, cortam fantasias, enfeitam guiadas, relhos e chapéus; dedicando-se ao bem mais valioso que possuem: a cultura.

O cortejo do Maracatu Rural diferencia-se dos outros maracatus por suas características musicais próprias e pela essência de sua origem refletida no sincretismo de seus personagens. A orquestra é formada por instrumentos de percussão e sopro transmitindo sonoras simbologias. Uma apresentação deste se constitui em um ritual magnífico. É todo um conjunto espetacular de criatividade e beleza, que formam uma representação simbólica notável, deixando a todos encantados.


Os personagens do Maracatu Rural são: