Translate

sexta-feira, 16 de março de 2012

YOTÉ.


"Yoté: o jogo da nossa história é um jogo de estratégia dos povos africanos, que pode ser praticado por dois ou mais jogadores (as) e é encontrado em vários países da África Ocidental, tais como Senegal, Guiné e Gâmbia. Constitui-se em material didático que busca resgatar a história dos negros e sua contribuição aos diversos setores da sociedade brasileira.

Destinado a todas as crianças, especialmente àquelas que estão em áreas de remanescentes de quilombos, o jogo conta a vida e a obra de personagens brasileiros, a exemplo de Chiquinha Gonzaga, Mãe Menininha, Pixinguinha e Zumbi dos Palmares. Além disso, abre a possibilidade de incluir personagens da própria localidade onde será utilizado e apresenta uma série de atividades pedagógicas e dicas para os professores trabalharem vários conteúdos no dia-a-dia da sala de aula.
Todas essas ações conjugadas são fundamentais para a implementar a Lei 10.639/03, que altera a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), instituindo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, e para criar as condições necessárias para a formação de gestores e professores envolvidos na educação das relações étnico-raciais.

Dessa forma, a velha etiqueta das relações raciais, ainda fundamentada em padrões discriminatórios, pode ser revista e reestruturada conforme os valores da igualdade, da liberdade, da pluralidade e da participação de todos (as) os (as) cidadãos (ãs)."
Maria Lúcia de Santana Braga.


O jogo: O Yoté é um jogo matemático de confronto entre dois jogadores. De origem africana e classificado entre os melhores jogos de tabuleiro do mundo, este jogo desenvolve o raciocínio e a observação. As suas regras, apesar de simples, permitem uma grande variedade de movimentos e jogadas que originam mudanças repentinas no decorrer da partida. Demanda aos jogadores um pensar atento para desenvolver estratégicas rápidas e criativas, desde o posicionamento da primeira peça até à percepção de que se ganhou ou perdeu a partida. A Luduscience ofereceu o jogo Yoté a cada um dos participantes da final do 7º Campeonato Nacional de Jogos matemáticos cegos e de baixa visão.
Classificação: Jogo matemático.
Composição: Madeira.
Material:Tabuleiro de 30 casa (6 por 5); 12 peças lisas e 12 peças perfuradas.
Objectivo:Capturar ou bloquear todas as peças do adversário. Vence aquele que capturar todas as peças do adversário ou as bloqueia de forma a não haver possibilidade de movimentos. Se ambos os jogadores ficarem com 3 peças ou menos no tabuleiro, a partida termina empatada.

REGRAS:
1. O jogo começa com o tabuleiro vazio e os jogadores colocam, alternadamente, uma a uma, as peças no tabuleiro.
2. Os movimentos são horizontais ou verticais sempre para uma casa vizinha.
3. O movimento de colocação pode ser substituído pela caminhada de uma peça para uma casa vizinha
4. Saltando sobre a peça do adversário, o jogador efetua a captura (somente uma peça pode ser saltada na jogada).
5. O jogador que faz a captura tem uma vantagem: ao invés de retirar a peça saltada, pode retirar uma outra peça qualquer adversária do tabuleiro.
6. Quando as peças estiverem em número tão reduzido sobre o tabuleiro, não sendo mais possível fazer capturas, o vencedor é aquele que capturou o maior número de peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário