Translate

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DODGEBALL OU QUEIMADA.(9º ANO).










QUEIMADA.- é um jogo desportivo, muito usada, em versão similar, como brincadeira infantil. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém em escolas é muito praticado.

Nos Estados Unidos existem ligas de queimada, ou dodgeball, como a variante do esporte é conhecido por lá. O jogo foi retratado na comédia Dodgeball: A True Underdog Story (Com a bola toda), filme americano de 2004.


Local

São jogadas em quadras de todos os tipo, desde volei até multiuso. Mais na maiorias das vezes quadras grandes sempre é necessário ter habilidade,força fisica e ótima mira.

Formação

Á vontade, em campo marcado.

Nº de jogadores: Varia conforme as convenções locais, e no caso de países onde seja levado a sério, varia também de acordo com as quantidade de pessoas!

Regras

Preparação

Cada equipe coloca-se num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "cruzar", que não pode "matar" enquanto esta nesta função.

Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o cruzar do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.

Objetivo

O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

Desenvolvimento

Ao ser dado o sinal de início, um jogador do partido a quem coube a bola, tente entregar a bola ao seu time que tem o objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola.

Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.

Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do time adversário.

A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.

O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado.

Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.

Outras denominações

DICA: Baixe e assista este filme:Dodgeball a true underdog story (grab life by the ball) 12/07/2004. Assim vc terá mais conhecimento sobre esse jogo.

ATIVIDADE.

Poste nos comentários como foi a sua experiência como o dodgeball. Quais as dificuldades e facilidades encontradas durante a realização da atividade? Dê a sua opinião caso vc tenha gostado ou não da atividade justificando seu pensamento.


OBS: NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME E A SÉRIE E O TURNO QUE VC ESTUDA.

13 comentários:

  1. Ricardo eu achei esse esporte otimo.Só não gostei das regras a bola saiu eu não pode pegar espera voçê e lá e pega e começar,vai que tem outro aluno que mais rapido do que eu e me bolea.Também só tem isso que eu não gostei ,seria um bom esporte para a aula de educação física

    ResponderExcluir
  2. professor ricardoeu gostei muito desse esporte e facio de aprender e eu queria que tivasse a bola para homem e para mulher mas eu nao gostei das regras mas o que vim ta bom

    ResponderExcluir
  3. a aula eu achei divertida , teve a participação de grande parte da turma.

    ResponderExcluir
  4. EU ACHEI MUITO LEGAL Ñ TENHO O QUE RECLAMAR DE NADA MINHA PARTICIPAÇÃO FOI BOA MEU DESENPENHO TAMBEM AJUDOU A GALERA SÓ Ñ GOSTEI DE UMA COISA Ñ TEVE COLABORAÇÃO E FICOU TUDO MUITO BAGUNÇADO E FAUTOU MAIS AGILIDADE DE TODOS E DE MIM TAMBÉM 8 SERIE MATUTINO

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito e também gosto de participar de todas as atividades de e.f e também ao perco uma uma dessas brincadeiras foi o maçimo
    PROFESSOE É BIANCA OLIVEIRA É PQ O NOME ESTA ESSE

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a nova atividade e pretemdo sempre jumtos comtinuar assim participando de todas as atividades em quadra. a minha participaçao foi a media do possivel . sempre normal - anormal:ana shara 9 ano

    ResponderExcluir
  7. ATIVIDADE DE CASA A)REDEFINIRO NOME DO JOGO = BIIG-BOOL
    B) DIMENÇAO DA QUADRA= 20 m por 10 m
    C) NUMERO DE JOGADORES = 6 JOGADORE DE CADA LADO
    D) NUMERO DE PELOTAS = 3 PELOTAS
    E)TEMPO DO JOGO =10 MINUTOS CADA GRUPO QUE E IGUAL A 40 MINUOS AL TODO
    F)PONTUAÇAO =QUANDO O JOGO ESTIVER DE 6 A 0 OU DE 6 A 3 O TIME PERDEDOR SAI.
    G) UIFORMES E NUMERAÇAO = TESIDO LEVE E FRESCO E DE CORES CHAMATIVAS PARA NAO COMFUDIR: NUMERAÇAO 1,5,3,9,7,10 E A SEGUMDA EQUEPE E 2,4,8,6,11,12
    H)NORMAS DE COMDULTAS DOS PRATICAMTES = NAO SAIR DO CAMPO DO SEU TIME , NEM PISAR NA LINHA:NAO PODE FALAR NOMES EMPROPIOS NEM PEGAR A BOLA SE SAIR DO SEU CAMPO.
    I) NUMERO DE ARBITO = 2 ARBITOS
    J) FALTAS E INFRAÇOIS = SAIR DO SEU CAMPO E CHIMGAR NOMES EMPROPIOS:SE MAICHUCAR TAMBEM
    K)FORMAS DE PUNINIÇAO PARAAS FALTAS MAIS GRAVES(AGREÇOES FISICA OU VERBAIS) = AGREÇAO FISICA = CASTIGO DE 3 JOGOS SEGUIDOS SEM JOGAR NEM HOLHAR:VERBAIS= OLHANDO PARA A PAREDE DUAS AULAS TODAS E SEN JOGAR TAMBEM.

    ALUNA a ANA SHARA , BIANCA OLIVCEIRA E FERNAMDA COSTA.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo achei legal o jogo , as regras
    nao eram muito boas mas gostei muito do
    jogo ,entao oque vir será bem vindo de
    jogo novo valeu igor 8 serie matutino

    ResponderExcluir
  9. eu achei otimo , a dificuldade foi agarrar a bola quando arremessada, facilidade e carimba o jogador adversario eu gostei por que a cooperação entre os jogadores.



    luane santos dias 8a matutino

    ResponderExcluir
  10. gostei de tudo e gostei muito do fato de poder agarar a bola e arremesar nas outras pessoas

    ResponderExcluir
  11. a) numero de jogadores? = 10 cada lado
    b) dimensao?=16x8
    c)numero de pelotas?=06 pelotas
    d) arbitros?=02 arbitros
    e)uniforme? tem que ser 0a10 a numeracao
    f)punicoes. cartao vermelho expulcao perca de 10 pontos amarelopulnicao perc ade 05 pontos 02 minutos fora
    g)

    ResponderExcluir
  12. Nossa amor joga queimada queria qe tanto qe se tornasse um esporte olímpico ia se ótimo

    ResponderExcluir