Translate

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETO VOLUNTÁRIO.ANO II.



a
ma


Em uma noite comendo carne assada e tomando cerveja, Ricardo, Ariane e Lara, comentam sobre a quantidade de hipertensos que habitam a cidade de Potiraguá. Em um lampejo de pensamento, Ariane já mais alegre que o normal (para quem conhece a peça, já imagina como a senhorita se encontrava pois a mesma já gesticula e nessa hora estava com 1600 volts),Lara não parava de piscar e espremer os olhos claros, talvez na vontade de escutar e também propor algo, Ricardo inundado pela fumaça da carne, que por sinal estava muito boa, não parava de repetir: Pode dizer que eu estou ouvindo, e Ariane disse : Vamos organizar uma atividade física voltada para os hipertensos, idosos e diabéticos. Lara empolgou já relacionou as pessoas já determinou os dias da semana o horário, já fez cronograma, Ariane já ria sem parar, já comemorando o sucesso do projeto. Então as duas enfermeiras perguntaram ao professor de Educação Física sobre o que ele achava do projeto? Foi um balde de água fria quando eu disse: Quanto eu vou ganhar com isso? Acredito que se o diabo aparecesse para essas garotas ele teria meu rosto, insensível foi o adjetivo mais fraquinho que resultou para minha pessoa. Só que eu tinha adorado a ideia, mas como desconfiado que sou, não posso chegar logo aberto, provoquei um pouquinho, até criar situação de morte súbita de pessoas, criei, rindo por dentro e fazendo caras e bocas de seriedade, porém já tinha embarcado nesta ideia massa, sempre quis fazer um trabalho voluntário em minha cidade e agora tinha encontrado 2 pessoas que também estavam dispostas. Questões apareciam em minha mente de uma forma monstra, e até hoje algumas estão sem solução. só que conseguir controlar a situação, Então veio a primeira divergência o horário, pois meu" CHI" é matutino e o delas deve ser noturno. A resolução do horário fui eu que decidir, cinco e quinze da manhã, já que é de boa vontade quis conferir. Elas concordaram.

Um mês depois começavamos o projeto, no 1º dia já foi pauleira 3 pessoas( Euclides, Dona Ziza e a outra foge do meu pensamento), em um local com lama, tempo cinzento, a sorte estava lançada, no final escutei umas duvidas de Lara e Ariane, será que vai dá certo, a empolgação das meninas tomou uma rasteira, expliquei que o começo foi do jeito que eu gosto, pois logo a noticia iria se espalhar, e mais gente ia chegar na segunda semana, já tinha umas 6 pessoa. Em Outubro tive de ser duro com dona Maria do Carmo, pois a mesma perguntou-me se estávamos fazendo aquilo visando fazer campanha politica para alguém ou para nós mesmos? DISSE PRA ELA QUE O TEMPO RESPONDERIA POR SE SÓ. O ano de 2009 terminou e nosso projeto já chamava a atenção, pois estávamos fazendo um serviço que o poder público deveria oferecer as pessoas, as enfermeiras tinham um controle mais seguro da pressão arterial de alguns de seus pacientes, e na 1ª confraternização podemos ter a dimensão de nosso projeto. Até viagem para praia, os órgãos públicos responsáveis pelo lazer e bem estar desta parte da população arranjou para os participantes do projeto ( infelizmente eu e Ariane não fomos), em 2010 tinhamos no 1º dia 36 pessoas na caminhada, eu tive que aprender a medir a pressão arterial pois somente duas pessoas já não estava dando conta, Ariane deixa o PSF central e torna-se coordenadora dos PSFs, o local da caminhada já não estava atendendo as nossas necessidades. Saímos do parque de vaquejada, e encontramos o CDEAT de portas abertas, muito obrigado aos gestores ( Tereza Ribas, Levi Nascimento, Joanito Lacerda) AOS FUNCIONÁRIOS ( RICARDO "KATINHA", E "MUMU" MURILO), pois sempre nos confiam as chaves que abrem esse centro de conhecimento.

Mais um ano concluído, divergências, crises, intrigas, fofocas, tristezas por perdemos seu Euclides, satisfação em termos mantido uma média de 30 pessoas por dia de atividade, contentamento em observar e constatar a melhoria do controle arterial e a saúde física e psíquica dos participantes. Eis o nosso pagamento a satisfação em massagearmos nossos egos, a cada terça e cada quinta feira, as manhãs sonolentas e desanimadas, transformam-se em disposição e fé quando chegamos na porta do CDEAT e escutamos a zoeira da galera que tá esperando, para fazer a atividade isso não tem preço( parece utopia, ingenuidade, só que é realidade). Pois a alma do projeto hj são essas pessoas( ZIZA, ZILDY, EDUARDO, DARIO, MORAIS, MARIA D'JUDA, KATIA, MILZA, ROSA, ADELIA, OLIVETE, MAURINAS, ALAIDE, VITALINA, GUILHERMINA, MARIA DO CARMO, DELITA, HERMINIA, NEIDE, LUCIDALVA, OLIVETE, IVETE, MARIA NILMA, ALZIRA, LINDAURA, LAUDIVINA, ELITA, MARINALVA, ROSÂNGELA E MAIS QUE AGORA FOGE DA CABEÇA), pessoas que ajudam a manter meu humor menos aspero. Valeu 'LARA A ROCHA", " ARIANNE A ÁGUA". EU SOU O 'LOUCO" espero que estejamos juntos em 2011. "O nascimento de uma amizade é coisa demorada não é partido nem jazz que se improvise, não é casa moldada, lage que suba fácil.... estaria maluco se não tivesse junto". OBS: Caso algum de nós esteja distante, façamos esse projeto ser disseminados nos locais onde estivermos instalados. AXÉ para todos. DIA 18 DE JANEIRO COMEÇAMOS NOVAMENTE.

Um comentário:

  1. "Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar"(Anatole France)

    SONHAMOS,PLANEJAMOS,ACREDITAMOS E AGIMOS OU AGIMOS E ACREDITAMOS...e hoje podemos comemorar dois anos do Projeto Vida,sim com dificuldades e diferenças,mas com muita satisfação e resultados positivos que só nos mostram a importância de seguirmos em frente aprendendo uns com os outros,trocando experiências,respeitando as dferenças e cuidando sempre!!!!

    Obrigada Cadinho(Ricardo)pela parceria massaaa...vc é único e especial,ninguém descreveria melhor a história desse projeto(choreiiiii...é fato né),Adorooooo!!
    Não posso deixar de mencionar Arianne também única e especial...Valeuuuu mesmo!!

    Obrigada a todos que acreditam e colaboram com o nosso trabalhoe a todos os participantes que são nossa inspiração.

    Feliz Natal e que 2011 seja também de vitórias.
    Até 18 de Janeiro galerinha!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir