Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.
TIPOS DE CONTRAÇÕES.
ISOMÉTRICA- Não ocorre dinâmica articular, os músculos trabalham utilizando a estática articular em um determinada angulação.
ISOTÔNICA- Ocorre a dinâmica articular causa a flexão e extensão dos músculos atuantes no desenvolver do movimento, os sarcomeros(Os sarcomeros são constituidos principalmente por dois tipos de filamentos:
Filamento espesso
É composto pela proteína miosina (mais especificamente miosina II).
Filamento fino
É formado por monómeros de actina, nebulina, tropomiosina e troponina.
Além destes filamentos, está presente uma proteína gigante denominada titina, que possui um alto grau de elasticidade. A sua função é a de evitar que ocorra um estiramento excessivo do músculo) são encurtados nas mudanças angulares da(s) articulação(s).
Nenhum comentário:
Postar um comentário