Blog que tem como finalidade colaborar com o aprendizado dos meus estudantes, além de srvir de ferramenta para a exposição de minhas ideias.
Translate
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
FOTOS DA 7ª A. VEJA QUE MASSA.
Fim de ano na 7ª A.
Como não gostar de uma turma onde 90% da sala se dedica? Alguns irão me chamar de puxa saco, outros de protetor, mas tudo bem eu não ligarei. Pois essa turma foi um exemplo para muitos estudantes. Pelo senso de organização, interesse, fome de aprendizado e inúmeros adjetivos que dariam para preencher esse simplório BLOG. DESDE JÁ MEU ABRAÇO E MEU CARINHO PARA TODOS OS ALUNOS E ALUNAS DA 7ª A.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
FOTOS DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS.
Nós fazemos nossa parte. E você fez a sua?
No dia 1º de Dezembro deste ano os alunos do 3º A formação geral do C.D.E.A.T., com a supervisão do facilitador Ricardo Silva, realizaram uma passeata com o intuito de comemorar "O Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
O evento contou com a participação de algumas turmas do turno vespertino, porém a organização, a confecção de cartazes, distribuição de preservativos, informações e trajeto ficou por conta dos alunos do 3ºA formação geral. Muita animação e informação, creio que a equação:
DIVERSÃO + INFORMAÇÃO = APRENDIZADO. Os alunos do C.D.E.A.T. deram uma demonstração de cidadania, afinal conhecer sobre problemas de saúde é o objetivo desta unidade relacionada á disciplina Biologia.
AGRADECIMENTOS: As enfermeiras Leidiane Moreira e Lara Amorim, pelo material de divulgação, preservativos. Á direção do C.D.E.A.T., pelo apoio com materiais, aos facilitadores que levaram as outras turmas, aos alunos do turno vespertino que participaram deste movimento pela vida, ao PODER SUPERIOR , que permitiu a realização do evento.
Parabéns aos alunos do 3º A, pois vocês fizeram história e podem fazer ainda mais, espero ter boas noticias, obrigado por tudo. Um abraço do facilitador Ricardo Silva.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
AIDS, a melhor solução é a prevenção.
Conquistas importantes da resposta brasileira à epidemia de HIV e aids, como a garantia de tratamento e o aumento da sobrevida dos pacientes, não foram suficientes para acabar com o preconceito e o estigma que cercam a doença. Dados parciais de pesquisa de comportamento realizada este ano pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde mostram que essa exclusão ainda persiste em situações corriqueiras. Entre 8 mil entrevistados de todo o país:
13% acreditam que uma professora portadora do vírus da aids não pode dar aulas em qualquer escola
22,5% afirmam que não se pode comprar legumes e verduras em um local onde trabalha um portador do HIV
19% acreditam que, se um membro de uma família ficasse doente de aids, essa pessoa não deveria ser cuidada na casa da família. ( Dados de 2008 )
O objetivo é levantar o debate sobre a exclusão vivida por quem tem o HIV ou sofre outros tipos de preconceito.
“O estigma relacionado à doença afasta as pessoas tanto do diagnóstico como do tratamento, por isso impactam diretamente na sua qualidade de vida”, destaca a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão. Depois de anos convivendo com a epidemia, diz ela, é preciso que a sociedade não apenas respeite e aceite essas pessoas, mas que as acolha.
Mais que uma DST, a síndrome da deficiência do sistema imunológico, é algo que ainda não tem cura. A prevenção é a melhor forma de diminuir os números de infectados, cabe não somente ao poder público em toda as escalas, mas também á todos nós, principalmente educadores que são agentes que ajudam a moldar pensamentos e conseguem atender uma grande parcela das futuras gerações.
Previna-se use camisinha durante a relações sexuais, não compartilhe materiais cortantes, nem agulhas e seringas, faça o teste de detecção do virus HIV a cada ano. Cuide-se. Prevenir ainda é a melhor forma de evitar a doença.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
ANIZART 2009 VAI DEIXAR SAUDADES.
Entre os dias 19 e 20 de Novembro houve no C.D.E.A.T. o XV ANIZART, feira cultural com o tema: África berço da humanidade, esse teve o envolvimento de 26 turmas. ( ensino médio e fundamental 6° ao 9º ano ), teve stands que retratavam a cultura africana em todos os níveis.
Porém esse ANIZART começou cedo para a turma do 2º A vespertino, a grande maioria dos alunos desta turma, trabalharam com uma dedicação ímpar, desde a elaboração das pesquisas até as diferentes formas de apresentações. Foram realizados pelos alunos: O filme baseado no livro "Capitão Mouro", uma peça teatral baseada na "Revolta dos malês" e uma coreografia com a música "Eu sou Negão".
O filme foi gravado graças ao Sr. José Ribeiro, que permitiu nossa equipe "invadir" a propriedade onde ele administra, e também á todos os alunos que sacrificaram seu Domingo para realizar a filmagem do curta metragem. Esse teve o envolvimento de 22 alunos e um professor, mais pais ( Srs. Carlinhos e Jair ) que ajudaram no transporte da equipe. Destaque também para Sadraque Santos, pois sem ele iria ficar mui difícil a edição e reprodução do filme.
Destacar nomes seria uma injustiça pois todos os participantes do filme, dedicaram-se com um afinco imenso e mereceram a nota máxima na avaliação do ANIZART. Destacam-se também os participantes da peça teatral exibida dia 19 de Novembro no turno vespertino, essa retratava a revolta dos malês, creio que foi a sala mais visitada neste dia durante esse período. Isso demonstra a capacidade desta turma para as produções relacionadas ao cinema, teatro, manifestações corporais, músicas, esportes e artes plásticas. A unica equipe que não conseguiu nota máxima foi a turma da coreografia, pois faltou a exposição oral sobre a dança e a música afro na composição de ritmos e sons do nosso país.
Fica aqui o agradecimento á DEUS pois sem ele nada seria possível e aos alunos do 2ºA, "invejados por muitos e amados por poucos". Espero que ano que vem possamos terminar nosso ciclo, pois é muito gratificante interagir com todos vocês um abraço deste facilitador, muito AXÉ para todos, valeu galera.
ATIVIDADE PARA 8ª A MATUTINO.
PRÉ SAL ( Tesouro ou problema )
Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo.
Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.
A descoberta de indícios de petróleo no pré-sal foi anunciada pela Petrobrás em 2006. A existência de petróleo na camada pré-sal em todo o campo que viria a ser conhecida como pré-sal foi anunciada pelo ex-diretor da ANP e posteriormente confirmada pela Petrobras em 2007. Em 2008 a Petrobras confirmou a descoberta de óleo leve na camada sub-sal e extraiu pela primeira vez petróleo do pré-sal.
Em setembro de 2008, a Petrobras começou a prospectar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34. A Petrobras afirma já possuir tecnologia suficiente para extrair o óleo da camada. O objetivo da empresa é desenvolver novas tecnologias que possibilitem maior rentabilidade, principalmente nas áreas mais profundas
Um problema a ser enfrentado pelo país diz respeito ao ritmo de extração de petróleo e o destino desta riqueza. Se o Brasil extrair todo o petróleo muito rapidamente, este pode se esgotar em apenas uma geração. Se o país se tornar um grande exportador de petróleo bruto, isto pode provocar a sobrevalorização do câmbio, dificultando as exportações e facilitando as importações; fenômeno conhecido como "mal holandês", que pode resultar no enfraquecimento de outros setores produtivos como a indústria e agricultura.
Sem contar com o risco de acidentes ambientais, que poderão interferir no turismo e em toda a vida marinha do nosso litoral. É necessário um grande cuidado com o uso do dinheiro que virá do pré sal, pois o nosso país ainda há muitos escândalos em relação ao desvio de dinheiro público.
Tesouro ou problema? Afinal de contas qual a sua opinião á respeito do pré sal?
obs: Para realizar seu comentários faça uma leitura vai aí uma dicas de links que tratam deste assunto:www.brasildefato.com.br/.../entenda-o-que-e-a-camada-pre-sal ; veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas.../pre-sal/ -;www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u619037.shtml
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
CDEAT É CAMPEÃO DOS JERP.
Foi realizado na cidade de Itapetinga, nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2009, a etapa regional do JERP ( Jogos estudantis da rede pública ), participaram deste, as escolas públicas estaduais filiadas á DIREC-14. Cidades como: Itarantim, Maiquinique, Macarani, Itambé, Firmino Alves, Itororo, Ibicui, Itapetinga e Potiraguá.
Destaque para a equipe de futsal feminino sub 15 do C.D.E.A.T. da cidade de Potiraguá, que na modalidade FUTSAL foi o único visitante á conquistar o titulo, vencendo a boa equipe do COLÉGIO POLIVALENTE de Itapetinga por 5 tentos á 2 na primeira partida da final, e na segunda partida da final houve o empate de 1 a 1. O C.D.E.A.T. mostrou superioridade pois em 2 partidas marcaram 6 gols e sofreram 3. Segundo o professor Ricardo Silva, "a coletividade foi superior que os destaques individuais, pois todas as atletas desempenharam bem o seu papel.
Dos seis gols marcados pelo C.D.E.A.T., 3 foram de Herliandra, 2 de Jamiles e 1 de Natiele, destaques para o senso de equipe de Michele, Kelly, Tailane, Lívia e Gerciana.
PONTOS POSITIVOS.
A atenção da equipe organizadora em relação aos horários, cuidados com a alimentação, estadia, arbitragem como sempre impecavel, por parte da liga itapetiguense de arbitros de Futsal, destacando-se, Agnelo, Joca, Sebastião, Jeane, Jaime, Dinda, Romilson.
Destaque também para os professores: Aldineia Filgueiras, Wdson Vieira, Ialas, pela atenção, cuidado e carinho com todas as delegações.
A apresentação do grupo de dança coordenado pelo professor Roberto Santana, foi algo impressionante, essa apresentação já valeu a passagem. Nossas considerações aos funcionários do polivalente, em especial para: Isaac, Francisco e Hélio.
PONTOS NEGATIVOS.
A bagunça dos garotos de Macarani e Itambé, que acabou prejudicando os mesmos, pois não tiveram um bom desempenho, devido á falta do descanso. A agressividade da torcida de Itapetinga que tentou agredir os jogadores de Itororó, o adiamento da solenidade de premiação, pois os alunos do C.D.E.A.T., só receberão seus prémios na quarta feira dia 25 de Novembro, ainda bem que é dia de ação de graças.
Uma questão ficou no ar as equipes campeãs irão disputar a outra fase quando?
AGRADECIMENTOS.
A direçaõ do CDEAT que oferece todo o apoio para a pratica de esportes, as alunas: GERCIANA, KELLY, HERLIANDRA, TAILANE, LIVIA, MICHELE, JAMILES, NATIELLE, as professoras SINÉLIA E ELIENE, a DIREC-14, a MAGNA LACERDA por ter cedido o transporte, ao motorista RÔMULO BARRETO, EDNEI LAPA E ADILTON JR que vestiram nossas atletas e a DEUS, pois sem a sua permissão nada disso seria concretizado.
Destaque para a equipe de futsal feminino sub 15 do C.D.E.A.T. da cidade de Potiraguá, que na modalidade FUTSAL foi o único visitante á conquistar o titulo, vencendo a boa equipe do COLÉGIO POLIVALENTE de Itapetinga por 5 tentos á 2 na primeira partida da final, e na segunda partida da final houve o empate de 1 a 1. O C.D.E.A.T. mostrou superioridade pois em 2 partidas marcaram 6 gols e sofreram 3. Segundo o professor Ricardo Silva, "a coletividade foi superior que os destaques individuais, pois todas as atletas desempenharam bem o seu papel.
Dos seis gols marcados pelo C.D.E.A.T., 3 foram de Herliandra, 2 de Jamiles e 1 de Natiele, destaques para o senso de equipe de Michele, Kelly, Tailane, Lívia e Gerciana.
PONTOS POSITIVOS.
A atenção da equipe organizadora em relação aos horários, cuidados com a alimentação, estadia, arbitragem como sempre impecavel, por parte da liga itapetiguense de arbitros de Futsal, destacando-se, Agnelo, Joca, Sebastião, Jeane, Jaime, Dinda, Romilson.
Destaque também para os professores: Aldineia Filgueiras, Wdson Vieira, Ialas, pela atenção, cuidado e carinho com todas as delegações.
A apresentação do grupo de dança coordenado pelo professor Roberto Santana, foi algo impressionante, essa apresentação já valeu a passagem. Nossas considerações aos funcionários do polivalente, em especial para: Isaac, Francisco e Hélio.
PONTOS NEGATIVOS.
A bagunça dos garotos de Macarani e Itambé, que acabou prejudicando os mesmos, pois não tiveram um bom desempenho, devido á falta do descanso. A agressividade da torcida de Itapetinga que tentou agredir os jogadores de Itororó, o adiamento da solenidade de premiação, pois os alunos do C.D.E.A.T., só receberão seus prémios na quarta feira dia 25 de Novembro, ainda bem que é dia de ação de graças.
Uma questão ficou no ar as equipes campeãs irão disputar a outra fase quando?
AGRADECIMENTOS.
A direçaõ do CDEAT que oferece todo o apoio para a pratica de esportes, as alunas: GERCIANA, KELLY, HERLIANDRA, TAILANE, LIVIA, MICHELE, JAMILES, NATIELLE, as professoras SINÉLIA E ELIENE, a DIREC-14, a MAGNA LACERDA por ter cedido o transporte, ao motorista RÔMULO BARRETO, EDNEI LAPA E ADILTON JR que vestiram nossas atletas e a DEUS, pois sem a sua permissão nada disso seria concretizado.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Resultado de uma avaliação.
Após um estudo sobre problemas de saúde, a aluna Mônica Oliveira Santos,(1º A) fez esse texto:
A medicina hoje em dia
está muito avançada
e graças a esses avanços;
muitas doenças podem ser curadas.
O câncer é uma doença grave;
que pode ser curada;
quando descoberta em tempo;
pode ser tratada.
Essa doença atinge todo tipo de gente;
não importa se é rico ou pobre;
velho, criança ou adolescente.
Detectar o câncer no início;
é fundamental;
a demora no tratamento pode ser fatal.
Muitas casos podem ser evitados;
se certos hábitos forem evitados;
evitar bebidas alcoólicas, o fumo;
e escolher bem a comida;
além de evitar enfermidades;
melhora as condições de vida.
Muita gente tem uma saúde otima;
e não sabe valorizar,
mas quando perde sente muita faltar, arrepende-se e quer recuperar.
Contente eu fiquei, pois percebo que quanto mais dificuldades algumas pessoas têm maior é o poder de luta, parabéns Mônica, você tem um grande potencial para fazer versos.
Mônica Oliveira Santos, aluna do CDEAT de Potiraguá, acorda ás quatro horas da manhã para chegar ás sete na escola. Parabéns, alunos como você fazem o meu amor pela educação continuar.
A medicina hoje em dia
está muito avançada
e graças a esses avanços;
muitas doenças podem ser curadas.
O câncer é uma doença grave;
que pode ser curada;
quando descoberta em tempo;
pode ser tratada.
Essa doença atinge todo tipo de gente;
não importa se é rico ou pobre;
velho, criança ou adolescente.
Detectar o câncer no início;
é fundamental;
a demora no tratamento pode ser fatal.
Muitas casos podem ser evitados;
se certos hábitos forem evitados;
evitar bebidas alcoólicas, o fumo;
e escolher bem a comida;
além de evitar enfermidades;
melhora as condições de vida.
Muita gente tem uma saúde otima;
e não sabe valorizar,
mas quando perde sente muita faltar, arrepende-se e quer recuperar.
Contente eu fiquei, pois percebo que quanto mais dificuldades algumas pessoas têm maior é o poder de luta, parabéns Mônica, você tem um grande potencial para fazer versos.
Mônica Oliveira Santos, aluna do CDEAT de Potiraguá, acorda ás quatro horas da manhã para chegar ás sete na escola. Parabéns, alunos como você fazem o meu amor pela educação continuar.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
NOTICIAS:
Terá inicio no dia 20 de Novembro na cidade de Itapetinga, os jogos estudantis das escolas estaduais, esses jogos contaram com a presença de delegações escolares que envolvem a DIREC 14. São esperados cerca de 200 alunos de ambos os sexos, que disputarão partidas de futsal, queimada, futebol. Infelizmente nossa unidade escolar só poderá concorrer com o futsal feminino, com alunas nascidas até o ano e 1994, esperamos que para o futuro sejam inseridos eportes como: Xarez, voleibol, handball, atletismo.
Relação das alunas: 7ªA: Kelly Santos, Tailane Santos, Herliandra Almeida, Gerciana Silva.
6ªC: Livia Santos. 8ªB: Ana Gesica Maciel. 1° C Natiele de Jesus, Michele Almeida, Jamires Teixeira. 7ªB Jamile Carvalho.
Os treinos irão começar hoje ás 18:00 horas na quadra do CDEAT.
Relação das alunas: 7ªA: Kelly Santos, Tailane Santos, Herliandra Almeida, Gerciana Silva.
6ªC: Livia Santos. 8ªB: Ana Gesica Maciel. 1° C Natiele de Jesus, Michele Almeida, Jamires Teixeira. 7ªB Jamile Carvalho.
Os treinos irão começar hoje ás 18:00 horas na quadra do CDEAT.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
NOTA DA FESTA.
Dia 16 de Outubro deste ano foi realizado uma confraternização, no CDEAT em homenagem ao dia dos professores. Essa, contou com a participação da maioria dos professores dessa unidade escolar. Houve brincadeiras, distribuição de brindes, salão de beleza só para as professoras, a "vibe" foi muito boa, o churrasco estava como sempre muito bom, destaque para o presente oferecido aos professores um pen drive de 2GB. Obrigado aos diretores, funcionários e alunos que organizaram essa confraternização.
TORNEIO DE XADREZ ( 1ª PARTE )
Foi realizado no dia 16 de Outubro de 2009 no CDEAT, o 4º torneio anual de xadrez, houve a participação de mais de 60 alunos, englobando as series do ensino médio e do ensino fundamental.
Essa primeira etapa foi realizada com partidas com duração de 20 minutos, onde cada vencedor passava de fase, ficando apenas doze participantes. Esses jogadores foram sorteados em duplas onde se enfrentaram em melhor de 3 partidas. Eis a relação dos 11 melhores jogadores da escola.
Anderson e Ludmila 5ª A, Rafael 6ª A, Ricardo Jânio 6ªB, Kelly e Gerciana 7ª A, Alef e Lucas 8ª A, Fernando e Kerollainne 2º A, Helderson 3ºA. Após os jogos restaram 6 participantes que disputaram as semi finais no dias 21 e 22 de Outubro ás 19:00 horas, no CDEAT. Eis os 6 participantes das semi finais:
- FERNANDO 2ºA
- HELDERSON 3ºA
- GERCIANA 7ª A
- RICARDO JÂNIO 6ª B
- ALEF 8ª A
- KEROLLAINNE 2º A.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
INTERNET- A ORIGEM.
A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria.
Na década de 60, quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.
Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas.
Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midático do século. O único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Já na década de 70, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.
Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os alunos dos amigos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.
A mesma lógica se deu com a Internet. Jovens da contracultura, ideologicamente engajados ou não em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. A tal ponto que o sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, afirmou no livro A Galáxia da Internet (2003) que A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural.
Um sistema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.
Cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1991.
A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS, possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.
Por fim, vale destacar que já em 1992, o então senador Al Gore, já falava na Superhighway of Information. Essa "super-estrada da informação" tinha como unidade básica de funcionamento a troca, compartilhamento e fluxo contínuo de informações pelos quatro cantos do mundo através de um rede mundial, a Internet. O que se pode notar é que o interesse mundial aliado ao interesse comercial, que evidentemente observava o potencial financeiro e rentável daquela "novidade", proporcionou o boom (explosão) e a popularização da Internet na década de 90. Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. Segundo a Internet World Estatistics, em junho de 2007 este número se aproxima de 1 bilhão e 234 milhões de usuários.
Na década de 60, quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.
Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas.
Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midático do século. O único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Já na década de 70, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.
Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os alunos dos amigos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.
A mesma lógica se deu com a Internet. Jovens da contracultura, ideologicamente engajados ou não em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. A tal ponto que o sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, afirmou no livro A Galáxia da Internet (2003) que A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural.
Um sistema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.
Cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1991.
A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS, possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.
Por fim, vale destacar que já em 1992, o então senador Al Gore, já falava na Superhighway of Information. Essa "super-estrada da informação" tinha como unidade básica de funcionamento a troca, compartilhamento e fluxo contínuo de informações pelos quatro cantos do mundo através de um rede mundial, a Internet. O que se pode notar é que o interesse mundial aliado ao interesse comercial, que evidentemente observava o potencial financeiro e rentável daquela "novidade", proporcionou o boom (explosão) e a popularização da Internet na década de 90. Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. Segundo a Internet World Estatistics, em junho de 2007 este número se aproxima de 1 bilhão e 234 milhões de usuários.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS.
Deixe aqui sua opinião á respeito das apresentações durante a semana da pátria.
LEMBRETE.
Esperei passar a data para poder saber a resposta desta questão: O que é comemorado no dia 1º de Setembro ? Apenas 4 pessoas que eu conheço se lembraram.
Depois vocês acham que eu exagero em dizer que ed. física ainda é considerada sub disciplina, pois a grande maioria dos profissionais da educação não fazem nem ideia de como essa sub disciplina colabora com as demais, as consideradas " mega hiper super disciplinas " poderiam ser mais compreendidas se fossem associadas com essa sub. Obrigado para quem lembrou da data, e tristeza por aqueles que não acordaram para a nova fase da educação. Mas ano que vem tem de novo.
Depois vocês acham que eu exagero em dizer que ed. física ainda é considerada sub disciplina, pois a grande maioria dos profissionais da educação não fazem nem ideia de como essa sub disciplina colabora com as demais, as consideradas " mega hiper super disciplinas " poderiam ser mais compreendidas se fossem associadas com essa sub. Obrigado para quem lembrou da data, e tristeza por aqueles que não acordaram para a nova fase da educação. Mas ano que vem tem de novo.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
ESPAÇO ABERTO PARA POSTAGEM DO 3º A (EF)
POSTE SEU TEXTO NO COMENTÁRIO, CUIDADO COM OS ERROS NA ORTOGRAFIA
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Espaço aberto para o 1º A ( E.F. )
Poste seu texto no comentário, não esqueça seu nome e lembre-se das normas na escrita. Bom texto.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
GABARITO ( 179 ), 3º FG VESPERTINO.
24- c 25- b 26- d 27- a 28- a 29- c 30- d 31- a 32- a 33- d 34- a 35- d
36- b 37- d 38- a 39- a.
Boa correção.
36- b 37- d 38- a 39- a.
Boa correção.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
O que fazer ? Escrever para relaxar!!!
"Saber de antemão se se será ou não vitorioso é denominado. Conhecer o TAO."( Sun Tzu ).
TAO- poder do conhecimento.
Siga o exemplo: 6X6 = 36; 6X9= 54; 6X659= ? ( 3954 ).
Do que vale criar formas diferentes de aprendizagem ? Tudo pode ser atropelado ?
Nosso país é lindo no papel; um pedaço de papel escrito em nosso país, só tem de valor as verbas que foram gastas para comprar o papel e a tinta. Tanta coisa é errada:
BRASÍLIA- Corrupção no senado; dinheiro público usado de forma incorreta.
BRASIL- Desmatamento ilegal; Governo Federal tem planos para o crescimento do IDH.
BAHIA- Caso de dengue cresce no estado; 35% dos professores baianos já sofreram algum tipo de agressão.
C.D.E.A.T.- Alunos suspensos podem transitar livremente dentro da escola. Alunos fazem o que querem, " mas o cliente tem sempre razão."
Escute: Um certo dia um professor teve um TILT NOS NEURÔNIOS,e coloca fogo em uma caderneta de notas de uma das turmas, anuncia que todos os alunos terão 10 na média. Segundo relatos ele conta que teve uma visão de "teórico empurra com a barriga". "A avaliação é um processo de segregação dos desfavorecidos." ( BOA MENTIRA!!! ).
O que seria uma DEMOCRACIA sem organização, sem noções básicas de disciplinas e de comportamento ? A lei deve ser mais branda ? Não sei!!
Voltando ao professor que colocou fogo na caderneta: Ele teve uma punição leve e depois de 2 anos ele volta a ter um novo TILT e coloca fogo na escola, e nos prédios dos órgãos públicos da cidade. Aí vc vai dizer que isso em sua escola nunca vai acontecer, porque o professor seria punido RIGOROSAMENTE. Triste ironia em nosso universo.
Como um profissional que dá duro, que usa horas de seu trabalho de maneira correta, segue os direitos e deveres, vai poder desenvolver seu trabalho em um ambiente sem segurança, isso é chato.
Será que vc levaria seu filho para um evento onde a "bagunça" e a desordem seja usada como exemplos ? ( Eu ainda não estou "evoluído" para tanto. e VC ? )
" Quando o general considera suas tropas como jovens crianças, elas avançarão com ele até o vale mais profundo. Quando considera as tropas como crianças amadas de bom grado morrerão com ele. Se são bem tratadas mas não se pode empregá-las, se são amadas mas não se pode comandá-las, e quando em meio ao caos não se pode governá-las, são comparáveis a crianças arrogantes e não podem ser utilizadas."
Eu quero que meus alunos vençam o inimigo chamado desafio da vida. E vc professor ? Vc funcionário da escola ? Vc aluno e aluna ? O que querem ?
"Dize-se, que se conheces o inimigo e conheces a ti mesmo, tua vitória não será posta em risco.
Se conheces o Céu e conheces a Terra, tua vitória pode ser plena." ( Sun Tzu ).
O aluno que excele na escola, ele terá boas perspectivas para se tornar um cidadão que respeita as relações existentes dentro de uma DEMOCRACIA. Os alunos que tem um bom desempenho na escola, pode transformar a sua realidade, a novas proposta do MEC pode colocar nosso alunado diretamente na universidade, na minha escola temos o potencial, porém falta algo. Vc sabe dizer qual ou quais ?
Sabe qual é meu massageador de ego ? Observar um ex- aluno trabalhando, se portando como uma pessoa de bem.
Sabe qual a minha meta para essse ano nesta unidade escolar ? Ter alunos aprovados no ENEM, aumentar as médias da prova Brasil, passar normas de cidadania e estimular o aluno ao conhecimento de minhas disciplinas. E a sua meta professor qual é ?
Como meus alunos poderão ter de exemplos. Se alunos que desrespeitam, e fazem o que quer não são punidos devidamente, falta uma solução ética, transparente, FIRME.( Isso é uma escola ou ... melhor deixar pra lá ). Afinal de contas aqui é a terra do bom e velho "jeitinho brasileiro" ( melhor gastar com segurança pública do que com EDUCAÇÃO ).
" A escola tem que colaborar não somente com o intelecto, mas também colaborar com o desenvolvimento da cidadania ..." ( PCN )
Para fechar analisarei a 1ª frase, sei que tô perdido, essa batalha já foi, até minha coluna é fraca, como eu queria que em minha coluna tivessem ESPARTANOS ( Eles venciam as batalhas porque um defendia o outro, somente guerreiros podem vencer a guerra ), minha COLUNA é fraca.
Deve ser porque o meu trabalho é desempenhado de forma errada, então darei á "César o que é de César." ( AH, AH, AH ). Afinal de contas o cliente tem sempre a razão.
TAO- poder do conhecimento.
Siga o exemplo: 6X6 = 36; 6X9= 54; 6X659= ? ( 3954 ).
Do que vale criar formas diferentes de aprendizagem ? Tudo pode ser atropelado ?
Nosso país é lindo no papel; um pedaço de papel escrito em nosso país, só tem de valor as verbas que foram gastas para comprar o papel e a tinta. Tanta coisa é errada:
BRASÍLIA- Corrupção no senado; dinheiro público usado de forma incorreta.
BRASIL- Desmatamento ilegal; Governo Federal tem planos para o crescimento do IDH.
BAHIA- Caso de dengue cresce no estado; 35% dos professores baianos já sofreram algum tipo de agressão.
C.D.E.A.T.- Alunos suspensos podem transitar livremente dentro da escola. Alunos fazem o que querem, " mas o cliente tem sempre razão."
Escute: Um certo dia um professor teve um TILT NOS NEURÔNIOS,e coloca fogo em uma caderneta de notas de uma das turmas, anuncia que todos os alunos terão 10 na média. Segundo relatos ele conta que teve uma visão de "teórico empurra com a barriga". "A avaliação é um processo de segregação dos desfavorecidos." ( BOA MENTIRA!!! ).
O que seria uma DEMOCRACIA sem organização, sem noções básicas de disciplinas e de comportamento ? A lei deve ser mais branda ? Não sei!!
Voltando ao professor que colocou fogo na caderneta: Ele teve uma punição leve e depois de 2 anos ele volta a ter um novo TILT e coloca fogo na escola, e nos prédios dos órgãos públicos da cidade. Aí vc vai dizer que isso em sua escola nunca vai acontecer, porque o professor seria punido RIGOROSAMENTE. Triste ironia em nosso universo.
Como um profissional que dá duro, que usa horas de seu trabalho de maneira correta, segue os direitos e deveres, vai poder desenvolver seu trabalho em um ambiente sem segurança, isso é chato.
Será que vc levaria seu filho para um evento onde a "bagunça" e a desordem seja usada como exemplos ? ( Eu ainda não estou "evoluído" para tanto. e VC ? )
" Quando o general considera suas tropas como jovens crianças, elas avançarão com ele até o vale mais profundo. Quando considera as tropas como crianças amadas de bom grado morrerão com ele. Se são bem tratadas mas não se pode empregá-las, se são amadas mas não se pode comandá-las, e quando em meio ao caos não se pode governá-las, são comparáveis a crianças arrogantes e não podem ser utilizadas."
Eu quero que meus alunos vençam o inimigo chamado desafio da vida. E vc professor ? Vc funcionário da escola ? Vc aluno e aluna ? O que querem ?
"Dize-se, que se conheces o inimigo e conheces a ti mesmo, tua vitória não será posta em risco.
Se conheces o Céu e conheces a Terra, tua vitória pode ser plena." ( Sun Tzu ).
O aluno que excele na escola, ele terá boas perspectivas para se tornar um cidadão que respeita as relações existentes dentro de uma DEMOCRACIA. Os alunos que tem um bom desempenho na escola, pode transformar a sua realidade, a novas proposta do MEC pode colocar nosso alunado diretamente na universidade, na minha escola temos o potencial, porém falta algo. Vc sabe dizer qual ou quais ?
Sabe qual é meu massageador de ego ? Observar um ex- aluno trabalhando, se portando como uma pessoa de bem.
Sabe qual a minha meta para essse ano nesta unidade escolar ? Ter alunos aprovados no ENEM, aumentar as médias da prova Brasil, passar normas de cidadania e estimular o aluno ao conhecimento de minhas disciplinas. E a sua meta professor qual é ?
Como meus alunos poderão ter de exemplos. Se alunos que desrespeitam, e fazem o que quer não são punidos devidamente, falta uma solução ética, transparente, FIRME.( Isso é uma escola ou ... melhor deixar pra lá ). Afinal de contas aqui é a terra do bom e velho "jeitinho brasileiro" ( melhor gastar com segurança pública do que com EDUCAÇÃO ).
" A escola tem que colaborar não somente com o intelecto, mas também colaborar com o desenvolvimento da cidadania ..." ( PCN )
Para fechar analisarei a 1ª frase, sei que tô perdido, essa batalha já foi, até minha coluna é fraca, como eu queria que em minha coluna tivessem ESPARTANOS ( Eles venciam as batalhas porque um defendia o outro, somente guerreiros podem vencer a guerra ), minha COLUNA é fraca.
Deve ser porque o meu trabalho é desempenhado de forma errada, então darei á "César o que é de César." ( AH, AH, AH ). Afinal de contas o cliente tem sempre a razão.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Historia do futsal:
História do Futsal no Brasil:
O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção.
Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei.
No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".
Temos também a versão o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball"
Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.
Este mesmo salonista fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e após foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.
Apesar das divergências, o que se conclui é que o Futebol de Salão, nasceu na Associação Cristã de Moços, na década de 30 em Montevidéu ou na década de 40 em São Paulo.
História do Futsal - Cronologia do Futsal
História do Futsal em 1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.
História do Futsal em 1954 - Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.
História do Futsal em 1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.
História do Futsal em 1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.
História do Futsal em 1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.
História do Futsal em 1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.
História do Futsal em 1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente da é João Havellange.
História do Futsal em 1981 - A CBFS consegue sua sede própria.
História do Futsal em 1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal, com o ginásio do Ibirapuera o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.
História do Futsal em 1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se bi vencendo a própria Espanha.
História do Futsal em 1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.
História do Futsal em 1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.
História do Futsal em 1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.
História do Futsal em 1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.
História do Futsal em 1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.
História do Futsal em 2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.
História do Futsal em 2002 - É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.
História do Futsal em 2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".
História do Futsal em 2004 - A FIFA promove, na China, o seu 5º Campeonato Mundial. A Espanha é bicampeã. O Brasil, pela primeira vez, fica de fora de uma final de Copa do Mundo. Boa parte dos jogadores brasileiros que se destacam ou com acesso à dupla cidadania é contrata por equipes de todo o mundo.
O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção.
Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei.
No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".
Temos também a versão o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball"
Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.
Este mesmo salonista fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e após foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.
Apesar das divergências, o que se conclui é que o Futebol de Salão, nasceu na Associação Cristã de Moços, na década de 30 em Montevidéu ou na década de 40 em São Paulo.
História do Futsal - Cronologia do Futsal
História do Futsal em 1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.
História do Futsal em 1954 - Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.
História do Futsal em 1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.
História do Futsal em 1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.
História do Futsal em 1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.
História do Futsal em 1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.
História do Futsal em 1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente da é João Havellange.
História do Futsal em 1981 - A CBFS consegue sua sede própria.
História do Futsal em 1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal, com o ginásio do Ibirapuera o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.
História do Futsal em 1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se bi vencendo a própria Espanha.
História do Futsal em 1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.
História do Futsal em 1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.
História do Futsal em 1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.
História do Futsal em 1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.
História do Futsal em 1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.
História do Futsal em 2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.
História do Futsal em 2002 - É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.
História do Futsal em 2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".
História do Futsal em 2004 - A FIFA promove, na China, o seu 5º Campeonato Mundial. A Espanha é bicampeã. O Brasil, pela primeira vez, fica de fora de uma final de Copa do Mundo. Boa parte dos jogadores brasileiros que se destacam ou com acesso à dupla cidadania é contrata por equipes de todo o mundo.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
FIM DE SEMANA ESPORTIVO NO CDEAT.
Durante os dias 12 e 13 de junho aconteceu na quadra do C.D.E.A.T. o torneio de outono de voleibol, esse contou com a participação de equipes formadas pelos alunos desta unidade escolar.
No turno matutino, os vencedores foram a 7ª A entre as equipes femininas, e a 8ª A entre as equipes masculinas. Tendo a 7ª serie o melhor desempenho entre as demais series do turno matutino, pois as equipes desta conseguiram chegar até as finais. Já no turno vespertino a grande campeã foi o 3º A, levando o titulo no masculino e no feminino.
Esse projeto foi construído em conjunto pelos professores de educação física desta unidade escolar, tendo o apoio dos professores, direção e corpo de funcionários.
Foi notado uma boa participação por parte dos alunos, espera-se que na próxima atividade englobe mais participantes, pois esse torneio foi restrito aos alunos que apresentaram boas médias durante a I unidade, "esse projeto visa diminuir a quantidade de disciplinas perdidas por nossos alunos, além de colaborar com a sociabilização através do esporte."( palavras de Ricardo Silva, um dos idealizadores do projeto ).
PONTOS POSITIVOS.
O nível dos jogos, a dedicação de professores e funcionários, o esforço da classe estudantil, a observação de valores individuais no esporte como é o caso dos atletas: Rilan, Heberton, Hagi, Murilo, Miguel, Tawan, Hian, Rafael, Jerry, Jeferson, Diogo, Natana, Tailane, Kelly, Edelvânia, Bruno, Janete. E todos os outros, afinal todos que participaram acabaram ganhando algo, todos ao meu modo foram campeões.
PONTOS NEGATIVOS.
A falta de desportividade de alguns atletas, e principalmente de muitos torcedores ( alunos ), porém as punições para os atos destes já foram tomadas, entre elas estão a suspensão de atividades desportivas de alguns, durante os próximos eventos desportivos.
AGRADECIMENTOS:
A direção da escola, aos professores e funcionários que colaboraram ( Joanito, Tereza, Levi, Isis, Cledna, Joca, Adelson, Kolé, Murilo ), e principalmente aos alunos, pois sem eles a escola seria uma caixa vazia.
No turno matutino, os vencedores foram a 7ª A entre as equipes femininas, e a 8ª A entre as equipes masculinas. Tendo a 7ª serie o melhor desempenho entre as demais series do turno matutino, pois as equipes desta conseguiram chegar até as finais. Já no turno vespertino a grande campeã foi o 3º A, levando o titulo no masculino e no feminino.
Esse projeto foi construído em conjunto pelos professores de educação física desta unidade escolar, tendo o apoio dos professores, direção e corpo de funcionários.
Foi notado uma boa participação por parte dos alunos, espera-se que na próxima atividade englobe mais participantes, pois esse torneio foi restrito aos alunos que apresentaram boas médias durante a I unidade, "esse projeto visa diminuir a quantidade de disciplinas perdidas por nossos alunos, além de colaborar com a sociabilização através do esporte."( palavras de Ricardo Silva, um dos idealizadores do projeto ).
PONTOS POSITIVOS.
O nível dos jogos, a dedicação de professores e funcionários, o esforço da classe estudantil, a observação de valores individuais no esporte como é o caso dos atletas: Rilan, Heberton, Hagi, Murilo, Miguel, Tawan, Hian, Rafael, Jerry, Jeferson, Diogo, Natana, Tailane, Kelly, Edelvânia, Bruno, Janete. E todos os outros, afinal todos que participaram acabaram ganhando algo, todos ao meu modo foram campeões.
PONTOS NEGATIVOS.
A falta de desportividade de alguns atletas, e principalmente de muitos torcedores ( alunos ), porém as punições para os atos destes já foram tomadas, entre elas estão a suspensão de atividades desportivas de alguns, durante os próximos eventos desportivos.
AGRADECIMENTOS:
A direção da escola, aos professores e funcionários que colaboraram ( Joanito, Tereza, Levi, Isis, Cledna, Joca, Adelson, Kolé, Murilo ), e principalmente aos alunos, pois sem eles a escola seria uma caixa vazia.
terça-feira, 19 de maio de 2009
QUAL O TEMA VC GOSTARIA QUE FIZESSE PARTE DO ANIZART NO ANO DE 2009 ?
Esse espaço servirá para o aluno expressar qual o tema desejado para a realização do nosso ANIZART. Poste seu comentário desde já agradeço, juntos podemos fazer coisas melhores.
Assinar:
Postagens (Atom)